Ferramenta mostra quais prefeituras entregam mais serviços básicos à população usando menor volume de recursos financeiros, transparência e gestão.
O Ranking de Eficiência dos Municípios e Governança Municipal leva em conta indicadores de saúde, educação, saneamento, gestão de verbas públicas, obras, apoio ao agronegócio, indústrias e comércios, transparência, colaboradores e atuação dos prefeitos, para calcular a eficiência da gestão e apresenta dados de 5.281 municípios, ou 95% do total de 5.568.
Durante meses, dados foram levantados por meio de uma pesquisa disponibilizada por diversos institutos e órgãos com dados oficiais por meio de prestação de contas e gestão dos atuais prefeitos até o ano de 2022. Os levantamentos são feitos por grupos de municípios que variam de acordo com o número de habitantes, posteriormente um cálculo é realizado para concluir os melhores administrados.
Numa escala de 0 a 10, só 44% das cidades ultrapassam 5 e, por isso, podem ser consideradas eficientes. Pesquisa nacional mostra que só 26% dos brasileiros aprovam a gestão de suas prefeituras.
No topo do ranking está Três Pontas (MG), com 57.127 habitantes e heranças deixadas pelo passado agrícola forte. Na rabeira estão cidades do Sudeste, Norte e Centro-Oeste.

O levantamento revela que nos 5% menos eficientes, com índice de até 3%, o funcionalismo cresceu 67% entre 2010 e 2021, em média. A população aumentou 0,7% no período, passando de 191 milhões de acordo com o censo 2010, para 208 milhões de acordo com a prévia do Censo de 2022.
Em crise, os municípios espelham também alguns dos principais desafios do país, como o crescimento do gasto público, a dependência de verbas federais, a perda da dinâmica da indústria e a ascensão do agronegócio.
Na região dois municípios estão entre o top 100 no ranking, sendo Alpinópolis (MG), que é um dos municípios que mais tem desenvolvido, ocupando a 19ª posição e São Sebastião do Paraíso que ocupa a posição 78ª.

Maiores informações podem ser acessadas no site IGM-CFA (Conselho Federal de Administração, que trata do Índice de Governança Municipal), Transparência Internacional Brasil e MPF Combate à Corrupção.
Principais pontuações:
1º Três Pontas/MG
2º São Bernardo do Campo/SP
3º Votuporanga/SP
4º São José dos Campos/SP
5º Lençóis Paulista/SP
6º Indaiatuba/SP
7º Estrela/RS
8º Birigui/SP
9º Jundiaí/SP
10º Santa Fé do Sul/SP
19º Alpinópolis/MG
78º São Sebastião do Paraíso/MG
Outros municípios da região estão avançando para ocuparem excelentes colocações, entre eles estão Varginha, Poços de Caldas, Extrema, Pouso Alegre, Passos, São João Batista do Glória e Piumhi.
O prefeito de Alpinópolis, Rafael Freire e de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais são referências nas aplicações de verbas com resultados satisfatórios na economia municipal. Ambos também se destacam pelo número de obras executadas em seus primeiros mandados.

Para acompanhar a evolução dos municípios brasileiros bastam acessar os links abaixo:
https://www.gov.br/cgu/pt-br/anticorrupcao
http://combateacorrupcao.mpf.mp.br
https://portaldatransparencia.gov.br/localidades
E Portal Transparência Internacional.
Isso e uma grande verdade,o executivo de São Sebastião do Paraíso e um grande admistrador,eficiente e também se um homem muito honesto aplicando as verbas que vem para o município ,no município proporcionando muita qualidade de cidade ao nosso povo desta cidade e também para os visitantes.
Parabéns Sr Prefeito Marcelo Moraes
Parabéns para as Prefeituras dessas Cidades pela boa administrações!
Moro em Eloi Mendes MG.
??
Parabéns a equipe administrativa de Três Pontas, e em especial ao prefeito Marcelo Chaves.
Parabéns aos prefeitos das citadas cidades, com isso está provado que se não há corrupção do dinheiro público e com uma boa administração o progresso chega!!! em janeiro de 2024 tive o prazer de conhecer São Sebastião do Paraíso, realmente posso dizer que me encantei,muito agradável,limpa,estruturada e em crescimento! Parabéns ao prefeito de São Sebastião do Paraíso!!! Sou de Maceió -Alagoas
Enquanto caldas novas Goiás uma das piores cidade pra se viver não tem saúde mau administrada o povo vendendo as casas indo embora
Gostei das informações. Devemos ficar atentos aos acontecimentos do nosso município.
São João Batista do Glória, tem de fato um potencial enorme de estar entre as cidades com melhor desenvolvimento econômico e turístico. Belíssima cidade.
Parabéns ao Prefeito Marcelo Morais de São Sebastião do Paraíso. Tem feito um excelente trabalho para nossa cidade.
Parabéns ao nosso prefeito Marcelo Moraes de São Sebastião do Paraíso e a toda administração nossa cidade é um exemplo a ser seguido!!!😍😍😍