Jornal Folha Regional

Festival de Arte Urbana transforma Capitólio em Museu de Arte ao céu aberto

Compartilhe:
Festival de Arte Urbana transforma Capitólio em Museu de Arte ao céu aberto – Foto: divulgação

O CACC – Circuito de Arte Contemporânea de Capitólio teve sua primeira edição em 2022, quando foi realizada um mega exposição com a participação de 5 artistas mineiros de reconhecimento nacional e internacional. Foram criadas duas galerias e 3 jardins de esculturas, em um total de 80 obras.

O Circuito foi criado e realizado pela Associação Amigos da Cultura de Capitólio, através de seus associados Augusto Baeta e Vitor Vasconcelos.

Em 2023, na segunda edição, o Circuito de Arte Contemporânea de Capitólio resolveu trazer para a cidade um festival de arte urbana. Assim, foi criado o FAUC – FESTIVAL DE ARTE URBANA DE CAPITÓLIO, que além de exposições, cria 12 painéis grafitados pela cidade, num total de aproximadamente 600 m2 de pintura.

Para a realização dos murais, o FAUC contou com a produção e curadoria da empresa Quarto Amado, que agrega vários artistas também de reconhecimento nacional e internacional. Participam da pintura dos painéis e exposições os artistas: Alexandre Rato, Clara Valente, Davi-DMS, Fenix, Fhero, Helder Cavalcante, Luís Matuto, Nila do Cerrado, Raquel (Quero Bolinho) e Thiago Alvim.

Os murais estão espalhados pela cidade e ficarão como legado permanente para Capitólio. As exposições acontecem na Casa de Cultura Tio Inácio, em Capitólio e também na Galeria Eco Village, localizada na Pousada Escarpas Eco Village.

A abertura oficial do 1º FAUC – Festival de Arte Urbana de Capitólio acontece nesta sexta-feira (14), a partir das 14h, e contará com a presença de autoridades, empresários e convidados, além do Secretário Estadual de Turismo e Cultura de Minas Gerais, Leônidas Oliveira.

Os trabalhos dos artistas ficarão expostos até 09 de setembro de 2023 e a visitação é gratuita e aberta ao público. Todos os trabalhos expostos estarão à venda.

A expectativa é que o Festival se transforme em um evento anual, assim como aconteceu com o Circuito de Arte Contemporânea. Capitólio vai se transformando aos poucos em um museu de arte a céu aberto e um polo de arte e cultura na região.

Para realização do evento, a Associação contou com o patrocínio do Empreendimento Cataguá e do Sicoob-Credicap. Além disso, os empresários e cidadãos da cidade contribuíram com fornecimento de alimentação, hospedagem, passeios e materiais auxiliares, de forma a viabilizar o evento.

Ficha técnica do 1º FAUC:

Idealização e realização: Augusto Baeta e Vitor Vasconcelos

Produção e curadoria: Quarto Amado

Patrocínio: Empreendimento Cataguá e SICOOB-Credicapi

Apoio: Ascatur (Associação dos Empresários de Turismo de Capitólio), Projeto Arca, Prefeitura de Capitólio e Câmara Municipal de Capitólio

Compartilhe:

Uma resposta para “Festival de Arte Urbana transforma Capitólio em Museu de Arte ao céu aberto”

  1. Olá sou grafiteiro sou de passos mg meu nome artístico e Adriano Pró conhecido como Pró art, gostaria de uma oportunidade para esta expondo minha art , como eu faço pra participar 35 98829-1091

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não
Jornal Folha Regional
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.