Jornal Folha Regional

Minas reduz em 10% número de roubos em estabelecimentos comerciais

Compartilhe:
Minas reduz em 10% número de roubos em estabelecimentos comerciais – Foto: reprodução/Polícia Militar

Minas Gerais apresentou resultados positivos no Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2023. Segundo dados divulgados nesta semana pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o número de roubos totais no estado registrou queda superior a 3,5%, passando de 25.421 ocorrências em 2021 para 24.523 no ano passado. Da mesma forma, o roubo a estabelecimentos comerciais caiu de 3.685 para 3.325, uma retração acima de 9,7% na mesma base de comparação. 

O Código Penal  brasileiro define o roubo como a subtração de bens, mediante grave ameaça ou violência à pessoa. A pena para esse tipo de delito vai de quatro a dez anos, além de multa.

O estudo do FBSP, considerado o mais amplo retrato da segurança pública brasileira, apontou ainda queda acima de 1,5% nos roubos a transeuntes no território mineiro. As ocorrências passaram de 11.065 em 2021 para 10.945 no ano passado. Com retração mais modesta, na mesma base de comparação,  está o roubo de celulares, com a retração de 13.202 ocorrências para 12.943, superior a 1,96%.

O tenente-coronel Flávio Santiago, chefe do Centro de Jornalismo da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), avalia esse desempenho positivo em relação a Minas se deve, em parte, ao processo de desempenho operacional adotado pela corporação, que tem sido chancelado por especialistas de segurança pública de todo o Brasil e até do exterior.

“Alguns (gestores) vêm de fora do estado para conhecer nossa práxis aqui em relação ao controle estatístico. Nossos comandantes de unidades recebem, minuto a minuto, em tempo real, todas as situações que estão acontecendo naquelas unidades, podendo fazer intervenções pontuais e trabalhando num modelo de evidências, principalmente em relação ao crime violento”, conta.

O oficial lembra que esse tipo de crime afeta muito a sensação se segurança da população. “Um controle acirrado da PMMG, principalmente de autores contumazes do delito, mapeamento de pontos, rotas e segmentações de quadrilhas, contatos e redes, tudo faz uma diferença muito grande para que continuemos reduzindo a criminalidade violenta em nosso Estado”, enfatiza.

Além da atuação mais efetiva da PMMG, o Governo de Minas tem mantido o compromisso de reforçar e melhorar ainda mais a segurança pública, consolidando o estado como o mais seguro do Brasil, conforme balanço divulgado recentemente pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. 

Em fevereiro deste ano, por exemplo, o governador Romeu Zema convocou mais 1.497 novos profissionais aprovados no concurso público da PMMG. Um novo certame também foi anunciado, em março, com vagas para quase 3 mil soldados.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não
Jornal Folha Regional
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.