Jornal Folha Regional

Parceria entre presidente da Câmara e Ministério Público visa implementação de sistema de segurança em Carmo do Rio Claro

Compartilhe:
Parceria entre Presidente da Câmara e Ministério Público visa implementação de sistema de segurança no município - Foto: divulgação
Parceria entre Presidente da Câmara e Ministério Público visa implementação de sistema de segurança no município – Foto: divulgação

Na última terça-feira (07), o presidente da Câmara de Carmo do Rio Claro (MG), Cristian Reis Leandro (Cristian da ambulância), reuniu-se com o promotor de justiça, Cristiano Cassiolato, para apresentar o texto  aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores na sessão desta semana. Resultado de uma parceira entre o promotor e o presidente, o Projeto de Lei 045/2023 cria o Programa Olho Vivo – Carmo Seguro e objetiva a instalação de um sistema de câmeras inteligentes e de monitoramento vinculado diretamente à Polícia Militar.

O PL 045/2023 é de autoria do presidente da Câmara, Cristian da ambulância, e surgiu a partir de um primeiro encontro com o promotor Cassiolato sobre o desenvolvimento desse sistema de vigilância. O texto determina a instalação de câmeras de segurança em pontos estratégicos da cidade e da zona rural, visando a inibição de crimes e violência, e servindo como uma ferramenta para auxiliar na prevenção e repressão de crimes e atos de violência no município.

O Projeto de Lei regulamenta a formação de parcerias e convênios com órgãos de Estado,  instituições privadas, cooperativas, produtores rurais, Polícia Militar e demais partes necessárias para a implementação do sistema de segurança eletrônica. Além disso, autoriza a Câmara Municipal a antecipar parte da devolução dos duodécimos para o Executivo para que esse repasse o valor destinado para implantação e execução do Programa Olho Vivo-Carmo Seguro. “Dessa forma, a gente busca ajudar a melhorar a questão da segurança no município, que tanto vem preocupando a população. Nessa semana, a gente já repassou um milhão pra ajudar a prefeitura a pagar o 13º dos servidores e agora a gente pretende ajudar a instalar esse sistema de segurança e ajudar mais ainda a população carmelitana”, disse o presidente Cristian.

De acordo com Cassiolato, os militares responsáveis pela parte técnica estiveram na cidade para determinar os pontos estratégicos para disposição das câmeras e o projeto está em fase de conclusão. O promotor informou ainda que Carmo do Rio Claro já foi aprovada pela Polícia Militar e, assim que implementado, o sistema integrará a cobertura da PM do estado. O Programa Olho Vivo – Carmo Seguro será fiscalizado pelo Ministério Público que coordenará as diretrizes e a implantação junto à Polícia Militar, buscando garantir a execução fiel da Lei.

O Projeto de Lei 045/2023, que cria o Programa Olho Vivo – Carmo Seguro, segue agora para a prefeitura e aguarda a sanção do chefe do executivo para que tenha efeito de Lei e possa ser iniciado. Desde já, o presidente da Câmara agradece a todos os vereadores pela aprovação do texto e apoio ao projeto apresentado.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não
Jornal Folha Regional
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.