
Um decreto de Situação de Emergência foi publicado pela Prefeitura de Formiga (MG) na última sexta-feira (19) após um temporal deixar ruas alagadas e morador ilhado na cidade.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, até o início da noite de sexta-feira, foram registrados 28 chamados em decorrência da chuva. Houve acionamento em virtude de inundações, desabamentos de estruturas e quedas de árvores. Contudo, ninguém ficou ferido.
O decreto
A medida tem validade de 180 dias. Segundo o decreto, se necessário, no período estipulado, a Prefeitura pode adotar as seguintes medidas:
- Fica autorizada a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução;
- Fica autorizada a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre e realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pelo desastre, sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil Municipal;
- Fica a Secretaria Municipal de Obras e Trânsito autorizada a requisitar pessoal e equipamentos dos diversos órgãos da Prefeitura ou de proprietários/entidades privadas, para fins de adoção das medidas necessárias de excepcional interesse público voltadas à resposta aos desastres, reabilitação do cenário e à reconstrução de eventuais áreas atingidas.
Temporal
O temporal, que começou por volta das 15h, derrubou árvores e telhados, danificou o calçamento de algumas ruas e casas foram invadidas pela enxurrada.
Equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil Municipal, Secretaria de Obras e Secretaria de Gestão Ambiental foram acionadas para atender as ocorrências.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, duas pessoas foram desalojadas e receberam todo apoio e amparo da Secretaria de Desenvolvimento Humano da Prefeitura de Formiga, a qual conduziu a família para casa de familiares, fornecendo alimentação, colchões e demais itens necessários.
Ainda segundo os bombeiros, um morador chegou a ficar ilhado em uma casa na Rua Deolina Nogueira da Costa, no Bairro Bela Vista, mas assim que a equipe chegou ao imóvel, a água já havia baixado e o morador estava fora de risco.





