Jornal Folha Regional

Após chuva forte causar estragos em Formiga, Prefeitura decreta situação de emergência

Compartilhe:
Após chuva forte causar estragos em Formiga, Prefeitura decreta situação de emergência - Foto: divulgação/reprodução
Após chuva forte causar estragos em Formiga, Prefeitura decreta situação de emergência – Foto: divulgação/reprodução

Um decreto de Situação de Emergência foi publicado pela Prefeitura de Formiga (MG) na última sexta-feira (19) após um temporal deixar ruas alagadas e morador ilhado na cidade.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, até o início da noite de sexta-feira, foram registrados 28 chamados em decorrência da chuva. Houve acionamento em virtude de inundações, desabamentos de estruturas e quedas de árvores. Contudo, ninguém ficou ferido.

O decreto

A medida tem validade de 180 dias. Segundo o decreto, se necessário, no período estipulado, a Prefeitura pode adotar as seguintes medidas:

  • Fica autorizada a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução;
  • Fica autorizada a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre e realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pelo desastre, sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil Municipal;
  • Fica a Secretaria Municipal de Obras e Trânsito autorizada a requisitar pessoal e equipamentos dos diversos órgãos da Prefeitura ou de proprietários/entidades privadas, para fins de adoção das medidas necessárias de excepcional interesse público voltadas à resposta aos desastres, reabilitação do cenário e à reconstrução de eventuais áreas atingidas.

Temporal

O temporal, que começou por volta das 15h, derrubou árvores e telhados, danificou o calçamento de algumas ruas e casas foram invadidas pela enxurrada.

Equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil Municipal, Secretaria de Obras e Secretaria de Gestão Ambiental foram acionadas para atender as ocorrências.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, duas pessoas foram desalojadas e receberam todo apoio e amparo da Secretaria de Desenvolvimento Humano da Prefeitura de Formiga, a qual conduziu a família para casa de familiares, fornecendo alimentação, colchões e demais itens necessários.

Ainda segundo os bombeiros, um morador chegou a ficar ilhado em uma casa na Rua Deolina Nogueira da Costa, no Bairro Bela Vista, mas assim que a equipe chegou ao imóvel, a água já havia baixado e o morador estava fora de risco.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não
Jornal Folha Regional
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.