Jornal Folha Regional

Católicos lotam igrejas durante celebrações da Quarta-feira de Cinzas, em Passos

Compartilhe:
Católicos lotam igrejas durante celebrações da Quarta-feira de Cinzas, em Passos – Foto: divulgação

Os católicos de Passos (MG) compareceram nas missas da Quarta-Feira de Cinzas celebradas nas nove paróquias do município. Os fiéis receberem o pó de cinzas como um sinal de penitência e compromisso de conversão para seguir próximo a Deus,

Segundo a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), nesta quarta-feira, 14, foi o primeiro dia do período da Quaresma e da Campanha da Fraternidade, que tem como tema a Fraternidade e Amizade Social e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs”, (Mateus 23,8).

Conforme a CNBB, o objetivo da ação é contribuir para o despertar do valor e da beleza da fraternidade humana, promovendo e fortalecendo a experiência da amizade social, sendo inspirada na Encíclica do Papa Francisco, Fratelli Tutti, que propõe uma reflexão sobre as causas dos conflitos, a hostilidade nas relações humanas e a agressividade interpessoal.

A campanha, foca principalmente durante o período quaresmal, também nos convida a pensar sobre a importância da proximidade, da acolhida, do diálogo, da comunhão e da reconciliação entre as pessoas e os grupos.

Para o padre Sandro Henrique de Almeida Santos, foi bem providencial o tema escolhido pelos bispos brasileiros, pois trabalha a dimensão da fraternidade. “De fato, nós somos todos irmãos, temos a mesma origem e somos criados pelo mesmo Deus. No mundo que privilegia o ódio e as intolerâncias nas mais diferentes realidades, o tema passa a ser fundamental no coração do cristão, para não haver espaço para o ódio, nem um tipo de sentimento que promova os desentendimentos, repressões e vinganças, mas sim reinar a misericórdia, a acolhida e o respeito ao diferente. Foi isso que Jesus nos transmitiu”, disse o ex pároco do Senhor Bom Jesus dos Passos, hoje na comunidade de Nossa Senhora Aparecida, em Poços de Caldas.

“A Campanha da Fraternidade é fundamental para que superemos todo o mal que tem crescido no nosso meio”, disse o sacerdote, que completará neste mês 20 anos de vida religiosa como padre diocesano de Guaxupé.

Significado

As cinzas, no contexto religioso, têm um significado especial e marcada pelo início da Quaresma, um período de 40 dias que antecedem a preparação para a Páscoa. Durante essa celebração, os fiéis são marcados com cinzas benzidas, que são impostas sobre a cabeça. Elas simbolizam a efemeridade da vida, lembrando de que somos pó e ao pó voltaremos, representando também o arrependimento e a necessidade de humildade diante de Deus. (Clic Folha)

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não
Jornal Folha Regional
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.