Um idoso de 85 anos foi detido após dar um pedaço de carne com um anzol escondido para uma cadela de rua em Itapecerica (MG). O animal foi levado para avaliação médica, que não constatou nenhum ferimento.
O caso aconteceu na última terça-feira (13), no Distrito de Neolândia, em Itapecerica, no Centro-Oeste de Minas.
Segundo a Polícia Militar (PM), uma vizinha contou que viu quando o idoso chamou a cadela para perto do portão da casa dele e deu alguma coisa para ela comer.
Como o suspeito tem histórico de maus-tratos a animais, segundo a denunciante, ela então foi atrás da cachorrinha e retirou o pedaço de carne gordurosa da boca dela. Foi quando percebeu que, dentro do alimento, havia um anzol.
A mulher foi atrás do idoso para questioná-lo e ele respondeu que tinha feito isso porque a cadela late muito ao lado da casa dele.
Diante da situação, a mulher ligou para a PM e também acionou a Sociedade Protetora dos Animais de Itapecerica (Spai), que levou a cadela até um médico veterinário. Sem ferimentos, o animal foi devolvido à rua, já que ela é cuidada pela vizinhança.
Histórico de maus-tratos e prisão
A presidente da Spai, Íris Moreira, acompanhou a ocorrência e ressaltou que o idoso tem histórico anterior de maus-tratos a animais.
Ela contou que uma integrante do Conselho Municipal de Defesa dos Animais visitou o idoso recentemente e o advertiu sobre o comportamento dele.
A polícia foi até a casa do idoso, que se manteve em silêncio. Ele foi encaminhado para a delegacia, junto com o anzol apreendido.
A Polícia Civil informou na última quarta-feira (14) que o suspeito foi ouvido pelo delegado, que confirmou a prisão em flagrante por maus-tratos. Porém, ele foi liberado em seguida, “conforme previsão legal”. A reportagem questionou o que seria essa previsão legal e aguarda retorno.
Uma investigação foi aberta para a apurar o caso.
Viveu 85 anos e não aprendeu nada! Que Deus abençoe este anjo que salvou a cadelinha!