
Moradores do Sul de Minas já podem começar a pagar o IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) de 2024. A cota única e a primeira parcela começam a vencer a partir de março em algumas cidades da região. (veja mais abaixo)
Os cidadãos que se adiantarem para pagar o imposto podem receber descontos. Veja as datas de vencimento abaixo:
Poços de Caldas
A Prefeitura de Poços de Caldas informou que neste ano não haverá reajuste nos valores do imposto nem da Taxa de Coleta de Lixo. A cota única e as parcelas começam a vencer no dia 10 de abril.
São cinco datas diferentes de vencimento: 10, 11, 12, 15 e 16 de abril. A arrecadação prevista neste ano é de cerca de R$ 60 milhões.
Quem preferir quitar o IPTU à vista, terá desconto de 2% no valor. Já quem optar pelo parcelamento, pode dividir o valor total em nove parcelas.
O pagamento pode ser feito via PIX, cartão de débito ou cartão de crédito, além de locais credenciados. O atraso no pagamento do IPTU está sujeito a multas e juros, conforme previsto na legislação.
Se o contribuinte não receber o carnê, poderá acessar, em breve, a segunda via no site da prefeitura ou na Secretaria da Fazenda (Rua Minas Gerais, 651, Térreo, Centro • 9h às 17h).
Pouso Alegre
A Prefeitura de Pouso Alegre informou que o IPTU pode ser retirado pelo site da prefeitura ou recebido pelos Correios. A data do primeiro vencimento é dia 10 de julho.
O pagamento das guias retiradas no site da prefeitura poderá ser efetuado via PIX, boleto e/ou nas instituições conveniadas. Quem optar pelo parcelamento, poderá dividir em até 5 parcelas.
Já as vias entregues pelos Correios, deverão ser pagas apenas nas instituições bancárias conveniadas com a prefeitura, como a Caixa Econômica Federal, Casas Lotéricas, o Banco do Brasil e o Itaú.
Passos
A Prefeitura de Passos informou que os carnês estão sendo distribuídos pelos Correios e a previsão de término é nesta primeira semana de março.
A primeira data de vencimento é dia 11 de março, porém devido ao atraso da entrega dos carnês, o pagamento da cota única, primeira e segunda parcelas foi prorrogado até dia 31 de maio.
O pagamento poderá ser feito em até 10 parcelas dependendo do valor, ou seja, quanto mais caro o IPTU da sua casa, mais parcelas você pode fazer.
O reajuste do IPTU deste ano foi de 5,19% referente ao IPCA acumulado de novembro/2022 a outubro/2023.
Lavras
A Prefeitura de Lavras informou que os carnês já foram entregues a todos os moradores. A primeira parcela vence no dia 11 de março.
Quem optar pelo pagamento a vista terá 5% de desconto. Já quem optar pelo parcelamento, poderá dividir em até 10 parcelas.
Cidadãos que estão em dia com os cofres públicos até dia 31 de dezembro de 2023 também terão um desconto de 5% no pagamento do IPTU.