Jornal Folha Regional

Reitoria da Uemg e comando de greve definem serviços essenciais

Compartilhe:
Reitoria da Uemg e comando de greve definem serviços essenciais - Foto: reprodução
Reitoria da Uemg e comando de greve definem serviços essenciais – Foto: reprodução

A Reitoria da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) e o comando de greve dos docentes se reuniram nesta sexta-feira, 10, e definiram as atividades essenciais que serão mantidas pela instituição durante a paralisação dos professores, que teve início no dia 2 deste mês. Participaram da reunião representantes da gestão superior da instituição e dos grevistas.

Durante a reunião foi aprovada a lista de atividades consideradas essenciais para a sociedade e para a comunidade acadêmica da Uemg. O documento, elaborado pela reitoria, foi aprovado pelo comando de greve da categoria e visa garantir o funcionamento mínimo da instituição durante a paralisação, assegurando serviços básicos e o andamento de atividades consideradas prioritárias.

A suspensão do calendário acadêmico também foi abordada durante a reunião. Segundo a Associação dos Docentes (Aduemg), a categoria entende que o melhor seria a convocação do Conselho Universitário (Conun-Uemg) para debater a pauta, não havendo necessidade de ser imediata, mas em data que será oportunamente acordada entre a representação sindical e a Reitoria.

A Aduemg confirma as indicações dos integrantes do grupo de trabalho encarregado de discutir as alterações legais necessárias para efetivação da opção por dedicação exclusiva a todos os docentes e criação das gratificações por função no âmbito da universidade.

A reunião entre a gestão superior da Uemg e o comando de greve dos docentes foi realizada de forma híbrida, presencial aos integrantes da reitoria e com participação remota dos representantes dos docentes.

Atividades essenciais:

  • Ateste de bolsas de iniciação científica, extensão, monitoria acadêmica, monitoria de estudantes com necessidades educativas especiais, programas de estágio não obrigatório, (PAPq, PAEx, PEMA, Fapemig, CNPq);
  • Ateste de bolsas de mestrado e doutorado (ProBPG, Fapemig, Capes e CNPq);
  • Processos Seletivos dos Programas de Pós-graduação e graduação com Edital publicado e em andamento;
  • Processos Seletivos de mobilidade docente e discente com edital publicado e em andamento;
  • Processos de solicitação de afastamento para participação em eventos nacionais e internacionais;
  • Pesquisas em que a descontinuidade pode acarretar prejuízo para o discente, como experimento de TCC e Pós-graduação em andamento;
  • Cursos de graduação e pós-graduação no âmbito do convênio UAB-Capes;
  • Acordos Interinstitucionais em andamento (Dinter ofertado pelo PPG-Design ao Ufca e Ifce; Turma especial ofertada pelo PPG em Linguística para docentes da Uemg, da UFJF; Dinter ofertado pelo PPG-Artes da Unesp para docentes da Uemg; Minter ofertado pelo PPG-Educação ao Ifmg);
  • Tramitação de processos de revalidação de títulos obtidos no exterior;
  • Funcionamento de laboratórios, núcleos e setores correlatos que fazem atendimento ao público externo, como NPJ, Ambulatório escola e serviços de atendimento psicológico.

Via: Clic Folha

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não
Jornal Folha Regional
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.