
A equipe de São José da Barra (MG) de Vôlei de Praia se classificou para a fase estadual do Jogos Escolares de Minas Gerais 2024 (JEMG) e se consagrou vice-campeã do módulo I.
A dupla Renan Silva e Davi Cunha, venceu Passos, Alpinópolis, Caxambu e Ouro Fino. Os placares ficaram:
- São José da Barra 2. X. 1 Ouro fino;
- São José da Barra 2. X. 1 Ventania;
- São José da Barra 2. X. 1 Caxambu;
- São José da Barra 2. X. 0 Passos.
A dupla perdeu na final, apenas para São Lourenço, por 2. X. 0
Os meninos são atletas da iniciativa privada da escola de voleibol Barra Vôlei, idealizada pelo professor de Educação Física, Adilson Semião.
Segundo o professor, os atletas treinaram somente em quadra normais, visto que as quadras de areia são todas particulares e pagas.
”Os dois garotos são bastante dedicados e conseguiram dessa vez um apoio pelo menos da quadra de areia também da iniciativa privada. O município não possui nem a bola e nem a quadra de vôlei de areia”, disse Adilson.
O Estadual será realizado em Governador Valadares (MG), em agosto, e contará com as 12 melhores equipes de MG para concorrer a duas vagas para o brasileiro.
Davi Cunha é morador do bairro Furnas e Renan Silva do bairro da Mata.

Iniciativa privada
O professor de Educação Física, Adilson Semião, iniciou no mês abril de 2024, o projeto “Barra Vôlei”, para treinar crianças e adolescentes, estudantes das Escolas Estaduais de Furnas e Dr. Juscelino Kubitschek em São José da Barra (MG), com o objetivo em preparar os atletas para participarem de campeonatos regionais, estaduais e até a nível nacional, levando o nome da cidade no cenário esportivo do voleibol.
De acordo o professor Adilson, que é o técnico treinador voluntário, o qual não recebe nenhum tipo de remuneração para executar o projeto, recentemente a Câmara de Vereadores recebeu ele, os atletas e pais, para falarem sobre o projeto e pediram apoio para os treinos.
“O projeto é uma iniciativa privada. Estivemos na Câmara Municipal pedido para que os vereadores e a prefeitura de São José da Barra nos apoiasse, porém até o momento o executivo não retornou”, informou o técnico.
No dia 16 de abril de 2024, os vereadores de São José da Barra, protocolaram um ofício na prefeitura solicitando o apoio ao executivo e convidaram-o para uma reunião, onde o professor pudesse explanar mais sobre o projeto, porém não obtiveram resposta até o fechamento desta matéria.
Segundo o técnico, a secretaria de esportes disponibilizou uma bola e três dias na semana, para que os atletas treinem nos horários das 17h às 21h, no ginásio poliesportivo, assim como um espaço para guardarem o material.
“A secretaria de esportes prometeu adquirir mais materiais e estamos no aguardo. Esses treinos fazem parte da preparação para os jogos que serão realizados pela Prefeitura de Alpinópolis (MG), que conta com a participação das melhores equipes de vôlei da região, tanto no feminino, quanto no masculino, incluindo Passos, Pimenta e Piumhi”, citou Simeão.
Adilson, afirmou que a chefe da secretaria de esportes irá viabilizar o transporte e um lanche, tendo em vista que a prefeitura não disponibilizou alimentação para os atletas.
“Os pais das crianças e adolescentes vão arcar com essa despesa nos dois finais de semana, que será dias 1⁰ e 2 de junho e também 8 e 9 de junho. Após este campeonato os treinos serão abertos para novos participantes, até a data de participarão nos treinamentos participam somente os atletas convidados das duas escolas estaduais. A diretora da E.E. Dr. Juscelino Kubitschek, Cristina Cunha, disponibilizou o lanche para os alunos que saem da escola direto para os treinos”, finalizou o professor.









