Jornal Folha Regional

Jovens das cidades de Alpinópolis, Campestre, Machado, Passos, São Sebastião do Paraíso e Monte Santo de Minas marcam presença na 12ª Semana Internacional do Café

Compartilhe:

O evento, realizado no Expominas, em Belo Horizonte, é considerado a maior vitrine da cafeicultura do país

Jovens de Campestre e Machado participam da 12ª Semana Internacional do Café no Expominas, em BH - Foto: divulgação
Jovens de Campestre e Machado participam da 12ª Semana Internacional do Café no Expominas, em BH – Foto: divulgação

Sistema Faemg Senar e Sindicatos dos Produtores Rurais organizaram uma excursão com dois ônibus para levar jovens ligados à cafeicultura e ao agronegócio à 12ª Semana Internacional do Café (SIC), que começou nesta quarta-feira, 20 de novembro e termina nesta sexta, dia 22. A SIC está sendo realizado no Expominas, em Belo Horizonte e é promovida pelo Sistema Faemg Senar, Sebrae, Espresso&CO e Governo de Minas Gerais, com apoio do Sistema Ocemg. O evento oferece uma oportunidade única de aprendizado, reunindo cerca de 20 mil visitantes de 40 países.

Os jovens das cidades de Alpinópolis, Campestre, Machado, Passos, São Sebastião do Paraíso e Monte Santo de Minas participaram do 3º Encontro dos Jovens do Café, uma das atividades da SIC, que reuniu novos talentos do setor para troca de experiências, capacitação e inspiração que teve a presença de Felipe Brazza, barista, mestre de torra e influenciador digital, abordando o tema “Transformando Ideias em Negócios: Inovação e Posicionamento Digital no Empreendedorismo”.

O gerente regional do Sistema Faemg Senar em Passos, um dos responsáveis pela caravana da região, destacou a importância desse intercâmbio para o setor. “A presença dos jovens na SIC é fundamental para conhecerem o universo de oportunidades na cafeicultura. O café possui grande relevância econômica para Minas Gerais, e, o futuro da cafeicultura dependerá da presença de jovens qualificados, liderando a atividade”.
A ação de incentivo à participação da região foi realizada em parceria entre Sistema Faemg Senar e Sindicatos Rurais e ofereceu transporte gratuito, alimentação e acesso a palestras sobre tendências e inovações na cafeicultura.

O tema central da SIC é “Como o clima, a ciência e os novos consumidores estão moldando o futuro do café”. O evento é um dos maiores do setor, destacando inovações, sustentabilidade e as tendências do mercado. Além disso, promove competições como o Coffee of the Year e o Campeonato Brasileiro de Baristas e deve movimentar cerca de R$ 60 milhões em negócios.

Produtores, profissionais do Agro e estudantes da região de Passos participaram da 12ª Semana Internacional do Café - Foto: divulgação
Produtores, profissionais do Agro e estudantes da região de Passos participaram da 12ª Semana Internacional do Café – Foto: divulgação

O professor do curso de Engenharia Agronômica da UEMG Unidade Passos, Evandro Lemos, coordenador do Laboratório de Análise de Solo e Foliar e um dos professores que acompanharam os estudantes e jovens da região, destacou organização da SIC: “O evento foi muito rico, muito bem organizado. O objetivo do evento, a gente entendeu, era divulgar o café, principalmente os cafés especiais. Muitas marcas de cafés especiais, cafés conduzidos por mulheres, valorizando a atividade da mulher na produção, além de muitas máquinas sendo mostradas. Enfim, é um evento bastante interessante. Também tivemos algumas palestras realizadas durante o evento, em salões distintos e nossos alunos gostaram muito, viram muita coisa nova, muita coisa diferente, mostrando um leque de opções para o pessoal que quer permanecer na agricultura, em especial na cafeicultura”.

O professor também enfatizou a importância da ação do Sistema Faemg Senar e Sindicatos em incentivar a participação na SIC: “Ter o transporte e o almoço para o pessoal foi fundamental para a participação. A gente percebe uma preocupação do Sistema Faemg Senar em divulgar a cafeicultura e em realizar o evento para os jovens cafeicultores, penso eu, no sentido de manter a sucessão dentro das propriedades que vivem da cultura do café”.

Tradição e inovação: uma união que dá certo

Jovens de Monte Santo de Minas participam da 12ª Semana Internacional do Café, no Expominas, em BH - Foto: divulgação
Jovens de Monte Santo de Minas participam da 12ª Semana Internacional do Café, no Expominas, em BH – Foto: divulgação

Para a estudante de Agronomia, Milena Krauss de Oliveira, natural de Alpinópolis e participante pela primeira vez da SIC, a experiência foi enriquecedora. “Cresci no campo e sempre gostei dessa área. Meu avô produz leite e café em Alpinópolis e a convivência com ele me inspirou a escolher minha profissão. Participar da SIC é uma forma de sobre novas tecnologias aplicadas ao café e ampliar minha visão sobre o setor”, contou Milena, que pretende explorar diferentes caminhos na agricultura.

A produtora rural e blogueira Kamily Serafine é criadora de conteúdo sobre a vida rural no município de Machado e também participou da caravana para a SIC. “Como a minha região onde eu moro é mais café , eu quis ter a experiencia de participar da feira para agregar mais conhecimento sobre a cafeicultura, muitos dos meus seguidores são produtores de café e me assistem”. Em seu trabalho nas redes sociais, Kamily reforça a importância de valorizar o interior. “O povo rural se sente muito feliz por ter alguém que é da roça como eles, a divulgação é muito importante porque muita gente da roça vê as coisas pela internet e então no que eu posso ajudar os produtores”.

E sobre a excursão, ela completou: “Maravilhosa. Além de poder ir com meus amigos , fico muito grata por ter tido essa oportunidade de ter o ônibus perto de casa que deu a possibilidade de ir”, agradeceu.

O produtor rural e proprietário de cafeteria na cidade de Campestre, Luciano Henrique Corrêa, aproveitou a SIC para buscar novidades e aprimorar seu negócio. “Minha família sempre esteve ligada à agricultura e abrir a cafeteria foi uma forma de valorizar os cafés especiais da nossa região. Atualmente, contamos com cerca de dez produtores locais e promovemos ações como a Semana do Café, em que destacamos o trabalho de um deles durante sete dias. Participar da SIC foi uma experiência incrível, pois trouxe ideias que podem fortalecer ainda mais a conexão entre o campo e o consumidor final”, destacou Luciano, que acredita que unir tradição e inovação é o segredo para o sucesso.

Faemg e Sindicatos disponibilizaram transporte para jovens do interior para a 12ª Semana Internacional do Café - Foto: divulgação
Faemg e Sindicatos disponibilizaram transporte para jovens do interior para a 12ª Semana Internacional do Café – Foto: divulgação

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Campestre, Gilberto Carlos dos Reis Júnior, também reconheceu a importância da participação dos jovens no evento. “A Semana Internacional do Café é uma excelente oportunidade para os produtores conhecerem a cadeia produtiva além da porteira. Essa experiência estimula a continuidade no trabalho com cafés especiais e fortalece a relação com cafeterias e compradores”, afirmou.

Letícia Carolaine Ferreira da Rocha, estudante de Agronomia e natural de Machado, participou do primeiro dia da 12ª Semana Internacional do Café (SIC). Ela enfatizou a importância da feira para estabelecer contatos e adquirir conhecimentos valiosos para sua carreira. “Eu fui à SIC no ano passado e participei de novo este ano, sempre com o objetivo de fazer contato, tanto com produtores quanto com empresas”. Letícia também destacou as diferentes formas de preparo e uso do café que conheceu na SIC: “Aprendemos diversas formas de preparar o café, desde métodos especiais até a degustação. Também vimos aplicações do café como produto, como doces e outras receitas. Acho que isso contribui muito para o nosso curso de Agronomia. Além disso, tivemos contato com implementos modernos, como torradores e secadores, o que amplia nossa visão sobre o setor cafeeiro”, concluiu.

A caravana organizada pelo Sistema Faemg Senar e pelos Sindicatos de Produtores Rurais reforça o papel essencial dos jovens no futuro da cafeicultura. Ao proporcionar acesso a um evento tão relevante, a iniciativa contribui para a formação técnica dos participantes, incentivando a inovação e mantendo viva a tradição rural em um setor cada vez mais competitivo e globalizado.

Aliandro da Silva, Agente de Desenvolvimento Rural do Senar em Machado, e o barista Felipe Brazza - Foto: divulgação
Aliandro da Silva, Agente de Desenvolvimento Rural do Senar em Machado, e o barista Felipe Brazza – Foto: divulgação
Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não
Jornal Folha Regional
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.