Jornal Folha Regional

Primeiro prédio da Cidade da Saúde e do Saber em Passos terá o 1⁰ PET-CT

Compartilhe:
Primeiro prédio da Cidade da Saúde e do Saber em Passos terá o 1⁰ PET-CT - Foto: reprodução
Primeiro prédio da Cidade da Saúde e do Saber em Passos terá o 1⁰ PET-CT – Foto: reprodução

No dia 25 de novembro, as instalações da estrutura pré-fabricada do primeiro prédio da Cidade da Saúde e do Saber (CSS) iniciaram. A obra que já havia começado no dia 28 de outubro é um marco para o desenvolvimento da saúde em Passos (MG) e região. O edifício, denominado Módulo CSS 02, será a futura sede do Ambulatório Oncológico e dos serviços de Medicina Nuclear, além de abrigar áreas de apoio e técnicas.

Com um projeto inovador, o prédio foi concebido para integrar acessibilidade e eficiência. Ele contará com dois acessos principais: o térreo, que dará entrada ao Ambulatório Oncológico, e o segundo nível, que abrigará a Medicina Nuclear.

A estrutura, fabricada e instalada pela Marka Soluções Pré-Fabricadas, de Brodowski (SP), utiliza sistemas construtivos modernos, como o pré-fabricado de concreto que oferece maior agilidade, economia e sustentabilidade. O sistema pré-fabricado permite que os componentes sejam preparados em fábrica e instalados diretamente no local, reduzindo o tempo e os custos da obra. Após a conclusão dos serviços das estruturas virá o fechamento em Steel Frame. Tal sistema é composto por perfis de aço galvanizado, proporciona leveza e racionalização do projeto, substituindo o uso de cimento e tijolos.

Outro destaque é o uso de isopainéis no revestimento externo, que garantem isolamento térmico e acústico superior. Essa tecnologia reduz a dependência de sistemas artificiais de climatização, promovendo conforto ambiental e economia energética.

Primeiro prédio da Cidade da Saúde e do Saber em Passos terá o 1⁰ PET-CT - Foto: reprodução
Primeiro prédio da Cidade da Saúde e do Saber em Passos terá o 1⁰ PET-CT – Foto: reprodução

Até o dia 25 de novembro, 50% dos blocos de fundação já haviam sido concluídos, permitindo o início da montagem das estruturas pré-fabricadas, com previsão de finalização em 13 de dezembro. Após essa etapa, a CMP Engenharia e Construção dará continuidade aos serviços de capeamento das lajes, com conclusão prevista para janeiro de 2025.

O prédio será um dos pilares da Cidade da Saúde e do Saber, concentrando serviços de alta complexidade, como o novo aparelho de PET-CT, que permitirá diagnósticos mais precisos e rápidos para pacientes oncológicos. A expectativa é que a obra, quando concluída, amplie significativamente a capacidade de atendimento e traga benefícios duradouros para a população.

A realização desta obra só é possível graças ao esforço conjunto de várias frentes. Parte dos recursos provém de convênios com o Estado, viabilizados por intermédio do Deputado Estadual Cássio Soares, incluindo uma emenda impositiva do parlamentar. Além disso, as campanhas solidárias como a Casa Amor, anualmente apoiadas pela população da região, têm sido essenciais para captar os demais recursos necessários. Essa união da comunidade com a instituição tem possibilitado o andamento da obra que representa um passo essencial para o avanço da saúde na cidade.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não
Jornal Folha Regional
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.