
Nesta terça-feira (10), a Polícia Civil deflagrou a terceira fase de oito previstas no âmbito da ‘Operação Tentáculo’, que busca desarticular associações criminosas enraizadas em Passos (MG) e que atuam na venda de entorpecentes.
Segundo a Polícia Civil, apurou-se que dezenas de indivíduos se uniram para facilitar a compra, o armazenamento, a preparação, a distribuição e a venda de drogas, havendo elementos nos autos apontando para a prática de tráfico interestadual e internacional.
Além de cumprir mandados de busca e prisão, a Polícia Civil também pleiteou pelo confisco de veículos e de imóveis, de modo a atingir o braço financeiro do grupo criminoso.
A Polícia Civil decidiu deflagrar a Operação Tentáculo, com todos os seus desdobramentos, em virtude do aumento dos crimes contra a vida – homicídios consumados e tentados -, sendo, portanto, uma resposta repressiva e preventiva a esses tipos de delitos.
Hoje um homem de 46 foi preso e foram cumpridos quatro mandados de busca domiciliar. O suspeito foi encaminhado à unidade prisional.
O respectivo Inquérito Policial foi concluído e remetido ao Poder Judiciário para início da fase judicial.
Para permitir a continuação da operação, a PCMG pretende instaurar outros Inquéritos Policiais, até que o índice de crimes violentos seja reduzido a zero.