
Desde junho de 2024, os produtores rurais de São José da Barra (MG), precisavam deslocar para cidades vizinhas em busca dos serviços do IMA (Instituto Mineiro de Agropecuária), devido a falta de renovação do convênio.
No dia 2 de janeiro de 2025, o Secretário de Agropecuária, Industria e Comércio, Romulo Leandro, iniciou as tratativas para retomada de parceria e assim, facilitar para o produtor rural de São José da Barra. No dia 14 de janeiro, o prefeito Marcelo Rodrigues da Silva, assinou o Termo de Cooperação Técnica, o qual foi oficializado dia 21 de janeiro no Diário Oficial:
DIARIO OFICIAL DE 21/01/2025
Instituto Mineiro de Agropecuária – IMA
ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA SEI N º 2370.01.0000218/2025 – Partes: IMA e o MUNICIPIO DE SÃO JOSÉ DA BARRA Objeto: Instalação do Posto de Atendimento. Vigência: 60 meses a partir de sua publicação.
Na última quarta-feira (22), o secretário municipal, Romulo Leandro, o Chefe de Agropecuária, Rubens Ribeiro, e o Chefe de Indústria e Comércio, Rafael Cardoso, participaram de um treinamento do Programa SIDADRO (Sistema de Defesa Agropecuária), para consultas, emissão de guias, cartas de avisos etc.
Na última sexta-feira (24), oficialmente foi inaugurado o Posto de Atendimento do IMA, na prefeitura de São José da Barra.
Para o prefeito, Marcelinho Silva, foi um grande avanço para o produtor rural, pois em 20 dias de gestão, diversos convênios e parcerias foram celebradas, incluindo o do IMA que é de grande importância para a agropecuária local.
O secretario municipal, Romulo Leandro, também comemou a conquista deste termo de cooperação, pois os produtores estão com diversas demandas do IMA.
Os produtores rurais, poderão comparecer na Secretaria de Agropecuária, Industria e Comércio, no piso superior da prefeitura, na Travesaa Ary Brasileiro de Castro, n⁰ 272, centro – São José da Barra/MG, para solicitar os serviços.
Sobre o IMA
O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), é responsável pela execução das políticas públicas de defesa sanitária animal e vegetal no estado de Minas Gerais. Atua também na inspeção de produtos de origem animal, certificação de produtos agropecuários, educação sanitária e no apoio à agroindústria familiar.
Todas as atividades exercidas pelo IMA visam à preservação do meio ambiente e da saúde pública e estão focadas no desenvolvimento do agronegócio obedecendo as diretrizes fixadas pelo Governo Estadual e Federal para o setor.
O IMA, é uma autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, criada em 7 de janeiro de 1992, possui sede e foro no município de Belo Horizonte e jurisdição em todo o Estado de Minas Gerais.