
O Sistema Faemg Senar começa 2025 com uma agenda cheia de cursos gratuitos para capacitação de produtores rurais em Minas Gerais. Em parceria com os Sindicatos dos Produtores Rurais, a instituição reafirma seu compromisso com o fortalecimento e a qualificação do setor agropecuário. De 27 de janeiro a 1º de fevereiro, 56 turmas em 34 cidades atendidas pelo Escritório Regional do Sistema Faemg Senar em Passos, abordando temas como defumação de carnes, produção artesanal de quitandas e doces mineiros, mecanização agrícola, operação de drones e muito mais.
A programação também destaca a valorização do café mineiro e a adoção de tecnologias no campo, como o uso de drones, além de atender às necessidades específicas de diversas cadeias produtivas. A cada semana, novas turmas serão formadas a partir das demandas levantadas junto aos Sindicatos locais, sempre com o objetivo de promover inovação e sustentabilidade no agronegócio.
“A retomada das atividades em 2025 reforça o compromisso contínuo do Sistema Faemg Senar com a capacitação e o fortalecimento do agronegócio, por meio de uma parceria sólida e estratégica com os Sindicatos dos Produtores Rurais. Buscamos não apenas inovação e eficiência, mas também sustentabilidade e competitividade, oferecendo suporte essencial para que os produtores possam enfrentar os desafios do mercado de forma mais qualificada e preparada”, afirmou Rogger Coelho, gerente regional do Sistema Faemg Senar em Passos.
O gerente também ressalta a importância de cursos que atendam às mudanças causadas pelas condições climáticas. Um dos destaques é o curso de operação de sistemas de irrigação localizada, com ênfase em microaspersão e gotejamento, realizado na primeira semana de atividades, na cidade de Monte Santo de Minas. A irrigação localizada é uma solução eficiente e sustentável, permitindo o uso racional da água e garantindo a produtividade das culturas, especialmente em regiões com longos períodos de estiagem. Com a capacitação adquirida, os trabalhadores estarão aptos a operar e gerenciar sistemas que minimizam o desperdício de água, preservam o meio ambiente e contribuem para o fortalecimento da agricultura em um cenário de desafios climáticos cada vez mais evidentes.
Primeira semana teve 47 turmas
Todas as semanas são aprovadas novas turmas de cursos, em uma média de 50 cursos por semana, todas as capacitações são gratuitas para os produtores rurais e realizadas através dos Sindicatos dos Produtores Rurais.
Logo na primeira semana de atividades de 2025 (de 20 a 25 de janeiro) , foram 47 turmas de cursos do Sistema Faemg Senar em 26 cidades da regional de Passos, abordando desde mecanização agrícola até produção artesanal.
Municípios como Bambuí, Guaxupé, Piumhi, Nova Resende, Alfenas, Alterosa, Andradas e Areado receberam capacitações em diversas áreas, com o objetivo de fortalecer ainda mais o agronegócio local.
A valorização do café mineiro foi evidenciada pela realização do curso “Classificação e Degustação de Cafés Especiais” em cidades como Guapé e Nova Resende. Já a modernização do setor agropecuário foi destacada por meio dos treinamentos para operadores de drones, realizados em Andradas, Campestre e Areado. Além disso, outros cursos voltados à segurança e sustentabilidade no campo também se destacaram, como o curso “Construção de Fossa Séptica Biodigestora”, em Santo Antônio do Monte, e “Prevenção de Acidentes e Noções Básicas de Primeiros Socorros” em Formiga e São João Batista do Glória.
Programação de Cursos (27/01 a 01/02)
- Defumação de Carnes e Pescados – Carne Suína em Jacuí
- Trabalhador da Cultura do Café / Classificação e Degustação em Machado e São Sebastião do Paraíso
- Prevenção de Acidentes e Noções Básicas de Primeiros Socorros em Formiga e São José da Barra
- Operador de Drones (Asa Rotativa) – Operações Básicas em Alfenas, Andradas e Campestre
- Produção Artesanal de Quitandas Mineiras em Guaxupé, São José da Barra e São Sebastião do Paraíso
- Artesanato de Fibras Naturais (Rígidas) / Peças Utilitárias e Decorativas em Cássia
- Trabalhador da mecanização agrícola / Manutenção e operação de implementos em Ipuiúna e Campestre
Para mais informações sobre os cursos semanais e forma de inscrições, os interessados devem procurar o Sindicato dos Produtores Rurais da cidade.