Jornal Folha Regional

Governo de Minas instala delegacia rural e reforça segurança no campo em Poços de Caldas

Compartilhe:

Unidade especializada da Polícia Civil atenderá 11 municípios do Sul de Minas e investigará furto de gado e outros crimes patrimoniais ligados à atividade rural

Governo de Minas instala delegacia rural e reforça segurança no campo em Poços de Caldas - Foto: divulgação
Governo de Minas instala delegacia rural e reforça segurança no campo em Poços de Caldas – Foto: divulgação

Garantir mais segurança para os mineiros do interior do estado é o objetivo do Governo de Minas ao instalar, nesta quarta-feira (12/2), a Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Rurais em Poços de Caldas, no Sul de Minas.

A unidade vai disponibilizar atendimento direcionado aos produtores rurais, com foco na apuração rápida e eficiente de crimes relacionados às atividades do campo, como furto de gado e delitos que tenham como objeto material insumos, defensivos e maquinários agrícolas.

A nova delegacia da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) será composta por um delegado, uma escrivã e dois investigadores e funcionará no prédio da Delegacia Regional.

Além de Poços de Caldas, a unidade especializada atenderá outras dez cidades: Cabo Verde, Divisa Nova, Andradas, Ibitiura de Minas, Botelhos, Caldas, Campestre, Bandeira do Sul, Santa Rita de Caldas e Ipuiúna.

“O agronegócio tem sido destaque na economia mineira. Tivemos, no ano passado, a primeira vez em que exportamos mais produtos do agro do que minerais. Isso demonstra a necessidade de um tratamento especial aos nossos produtores rurais”, enfatizou o governador Romeu Zema.

Com a Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Rurais de Poços de Caldas, todas as cinco delegacias regionais do 18º Departamento da PCMG contarão com uma unidade especializada, junto a Alfenas, Guaxupé, Passos e São Sebastião do Paraíso.

Também nesta quarta-feira, o Governo de Minas entregou duas viaturas à instituição em Poços de Caldas, uma adquirida por meio de convênio celebrado entre o Ministério da Justiça e Segurança Pública e o Estado de Minas Gerais, e outra através de depósito judicial.

As duas caminhonetes são equipadas com compartimento para transporte de detidos e serão usadas na repressão de crimes rurais. No entanto, poderão ser conduzidas em apoio a outras unidades policiais.

“A partir de agora, com essas viaturas, teremos a possibilidade de atender o produtor rural diretamente em sua propriedade. Isso significa mais agilidade e assertividade”, destacou a chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, delegada-geral Letícia Gamboge. 

Entre os anos de 2020 a 2024, o Governo de Minas investiu mais de R$ 160 milhões para renovar e reforçar a frota da Polícia Civil de Minas Gerais. Ao todo, 1.148 novas viaturas foram entregues no período.

Delegacias rurais em Minas

Governo de Minas instala delegacia rural e reforça segurança no campo em Poços de Caldas - Foto: divulgação
Governo de Minas instala delegacia rural e reforça segurança no campo em Poços de Caldas – Foto: divulgação

A delegacia rural de Poços de Caldas será a 11ª em Minas Gerais, ao lado de Uberaba, Uberlândia, Frutal, São Sebastião do Paraíso, Araxá, Passos, Guaxupé, Patrocínio, Alfenas e Belo Horizonte.

A primeira Delegacia Especializada em Crimes Rurais da PCMG foi instituída em 2018, em Belo Horizonte, dentro do Departamento Estadual de Investigação de Crimes contra o Patrimônio (Depatri).

Essa unidade atua em todo o estado em casos em que crimes como furto, roubo, extorsão, extorsão indireta e receptação sejam praticados por organizações ou associações criminosas, e com um valor de dano patrimonial igual ou superior a cem salários mínimos.

O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Thales Fernandes, destaca as ações do Governo de Minas para a segurança no campo.

“Nossa expectativa é levar mais segurança ao campo. O Governo de Minas prioriza essas ações que mostram integração com as Forças de Segurança, com a participação da Federação da Agricultura (Faemg). Assim, poderemos ouvir mais o campo e acertar cada vez mais”, disse Thales Fernandes.

Outros compromissos na região

Ainda em Poços de Caldas, o governador Romeu Zema participou de evento da Associação dos Sindicatos Rurais do Sul de Minas (Assul), que também teve a presença da secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo.

Na ocasião, a Polícia Civil de Minas Gerais apresentou o Projeto Campo Seguro, que tem o objetivo de fortalecer, integrar e aperfeiçoar a atuação das Delegacias Especializadas de Repressão a Crimes Rurais.

A iniciativa conta com um modelo de atuação integrada, com protocolos e trocas de informações entre as unidades e as Agências de Inteligência Policial. Dessa forma, o combate à criminalidade no campo é intensificado, com investigações ainda mais qualificadas.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não
Jornal Folha Regional
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.