
A Santa Casa de Misericórdia de Passos realizou, na última segunda (10), mais uma captação de múltiplos órgãos, reforçando o compromisso da instituição com a doação de órgãos. Foram captados coração, fígado e rins, possibilitando novas chances de tratamento para diversos pacientes.
A ação foi conduzida pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) da Santa Casa, equipe multiprofissional responsável por viabilizar o processo de doação dentro da instituição.
Um dado relevante que deve ser levado à comunidade são os indicadores atingidos pela CIHDOTT de Passos em 2024, que demonstram a relevância desse trabalho. Ao longo do ano passado, a Santa Casa de Passos realizou a captação de 176 órgãos e tecidos, sendo 78 rins, 19 fígados, 14 corações e 65 córneas. Além disso, houve um aumento na aceitação das famílias para a doação de múltiplos órgãos, passando de 78% em 2023 para 85% em 2024.
Outro destaque foi o crescimento dos transplantes renais realizados na Santa Casa. Em 2024, foram realizados 48 transplantes de rins, sendo 26 provenientes de doadores que faleceram na Santa Casa de Passos e 22 órgãos provenientes de doações ocorridas em outras regiões, o que evidencia o papel do hospital na execução desse procedimento.
A CIHDOTT da Santa Casa de Passos registra seu compromisso com as doações e agradece também as famílias enlutadas.

Parabéns a toda equipe que Deus continue forlacendo vcs cada vez mais . Deus está com vcs amados em Cristo 🙏🙏🙏🙏🙏🙏
Parabéns a toda equipe . Tiro o chapéu para vcs amados.