
Em Três Corações, sul de Minas Gerais, um empresário tem se destacado por uma ideia simples, mas muito eficaz: criar um Clube do Livro no trabalho para incentivar a leitura entre seus colaboradores. Leandro Branquinho, palestrante de vendas, é o responsável por essa iniciativa, que acontece todo mês no escritório da sua empresa.
Há mais de dois anos, Leandro compra livros e distribui entre seus colaboradores, sempre conforme a escolha da maioria. Depois, ele organiza encontros para discutir as leituras com todos, e ele mesmo participa ativamente de cada conversa. A ideia é criar um espaço de conexão para troca de ideias, reflexões e aprendizados.
Os temas dos livros variam bastante, e só em 2024 foram mais de 20 títulos, incluindo ficção, não-ficção, filosofia, história em quadrinhos, clássicos da literatura e até livros infantis. Essa prática tem gerado ótimos resultados, ajudando os colaboradores a expandirem suas habilidades, como a criatividade. Em 2025, a iniciativa segue forte, com mais de três livros já debatidos logo no começo do ano.
Thamires Silva, redatora do site www.leandrobranquinho.com, conta: “Sempre quis participar de um Clube do Livro, então, quando o Leandro trouxe essa ideia para o escritório, me empolguei na hora. Ao longo dos anos, lemos diversos livros que me fizeram refletir sobre muitos aspectos da vida e contribuíram diretamente para o meu desenvolvimento pessoal e profissional. Toda empresa deveria adotar essa iniciativa, pois um Clube do Livro estimula o aprendizado contínuo, amplia a visão estratégica dos colaboradores e fortalece o trabalho em equipe por meio de discussões e trocas de ideias poderosas”.
A leitura é, sem dúvida, uma ferramenta poderosa para crescimento pessoal e profissional. Em um mundo onde a criatividade é essencial, ter contato com diferentes ideias e histórias pode fazer toda a diferença. E o time de Leandro Branquinho tem aproveitado muito bem esse benefício.
“O Clube do Livro tem transformado o meu contato com a leitura. Sempre gostei de ler, mas me sinto mais disciplinada agora. Os meus olhos brilham a cada encontro junto aos companheiros de trabalho e me sinto cada vez mais próxima a eles. Sou muito grata ao nosso líder, Leandro Branquinho, por ter a sensibilidade de trazer essa iniciativa para o escritório. O desenvolvimento não é apenas profissional, mas também pessoal, o que nos faz renovar as energias e ter mais vontade de continuar na empresa. Além disso, receber os exemplares e poder compartilhá-los com amigos e familiares é uma enorme satisfação. Está sendo uma oportunidade de crescimento única e quero aproveitá-la dando o meu máximo”, ressalta Nathália Melo, responsável pela assessoria de imprensa e gestão de comunidade.

Hoje, o Clube do Livro é uma prática consolidada na empresa. O que começou como uma ideia simples, agora é algo sério e importante para todos. Muitos colaboradores, como Pedro Sales, videomaker da empresa, têm se interessado tanto pelos livros que buscam até outras leituras por conta própria.
“Uma das melhores medidas que qualquer gestor pode tomar… Eu era uma pessoa com pouco ou quase nenhum hábito de leitura. O Clube do Livro me estimula a ler mais e mais, e sobre variados temas. Após começar a participar do Clube, no ano passado, finalizei o ano lendo um total de 23 livros e a meta desse ano é ler ainda mais. A cada Clube do Livro, fico ansioso para saber qual será o próximo. Uma das melhores partes é a resenha pós-livro, onde todos expõem seus pontos de vistas, conversando sobre o exemplar e dando opiniões. Teve um livro, muito marcante, que mudou a minha vida e a forma de pensar sobre muitos assuntos, principalmente, sobreo poder do pensamento e sobre alienação”, compartilha.
Além do engajamento dos colaboradores da empresa, familiares, amigos e convidados também se envolvem no clube do livro, seja de forma direta ou indireta. Como os exemplares são adquiridos como presentes, os colaboradores frequentemente os compartilham. Além disso, Leandro realiza edições especiais do projeto, permitindo que um número maior de pessoas tenha acesso a ele. Thaíse Silva, estudante de Administração e Comércio Exterior, fez questão de compartilhar sua experiência:
“Sempre tive curiosidade de participar de um clube do livro, e quando minha irmã Thamires me convidou para uma edição do Clube do Leandro Branquinho, fiquei muito feliz. O livro escolhido foi “Roube Como um Artista”, e a leitura foi incrível! A experiência foi ainda mais legal durante o encontro, onde pude trocar ideias com outras pessoas. Depois de um tempo, participei de novo, desta vez com “A Revolução dos Bichos”, e foi uma vivência muito boa para o meu crescimento pessoal. A iniciativa do Leandro Branquinho, que promove o Clube do Livro, é algo realmente inspirador. Seria ótimo se todas as empresas tivessem esse cuidado com seus colaboradores, promovendo o aprendizado e a troca de experiências.”
Essa prática mostra como um líder pode influenciar positivamente sua equipe, não só no aspecto profissional, mas também no pessoal. O Clube do Livro tem aproximado os colaboradores, criado um ambiente de confiança e ajudado a todos a se desenvolverem. E a jornada de crescimento continua, com muitos outros livros e encontros pela frente.
E você: tem praticado o hábito da leitura?
