Jornal Folha Regional

Alerta: menino perde visão após receber beijo de pessoa com herpes labial

Compartilhe:
Alerta: menino perde visão após receber beijo de pessoa com herpes labial - Foto: arquivo pessoal
Alerta: menino perde visão após receber beijo de pessoa com herpes labial – Foto: arquivo pessoal

Juwan Saaiman, de apenas dois anos, perdeu a visão do olho esquerdo após receber um beijo de uma pessoa com herpes labial. A doença começou a se desenvolver no olho de Juwan cerca de sete meses atrás.

Devido às complicações da infecção, a criança quase perdeu completamente o olho e agora aguarda uma cirurgia ocular complexa para salvá-lo.

A mãe, Michelle Saaiman, disse ter achado que era “uma pegadinha de 1º de abril” atrasada quando um médico informou que seu bebê contraíra herpes no olho devido a um beijo. Não se sabe quem transmitiu o vírus.

Em agosto, o então bebê de 1 anos e 4 meses desenvolveu uma infecção ocular que os colírios antibióticos não estavam combatendo. Quando a infecção piorou, um especialista finalmente deu o diagnóstico intrigante de que Juwan tinha o vírus herpes simplex (HSV) no olho.

O olho de Juwan começou a deteriorar devido à perda de lubrificação, e um buraco de quatro milímetros se abriu em sua córnea.

Agora, seus pais enfrentam a luta contra infecções oculares constantes na área do buraco, e os médicos alertaram que ele corre o risco de perder o olho por completo.

Para salvar a visão de Juwan, os pais viajaram com ele até a Cidade do Cabo, onde consultaram oftalmologistas. Lá, o menino de 2 anos passou por uma cirurgia de enxerto de âmnio para tratar sua córnea e teve as pálpebras costuradas. Uma nova cirurgia está marcada para abril, quando nervos de uma perna serão transferidos para o olho.

O que é herpes labial

Herpes labial é uma infecção viral causada pelo vírus herpes simplex tipo 1 (HSV-1). Geralmente, ela se manifesta como feridas ou bolhas dolorosas nos lábios ou em torno da boca, mas também pode ocorrer em outras partes do rosto e até nos olhos. O vírus é altamente contagioso e pode ser transmitido pelo contato direto com a pele ou saliva de uma pessoa infectada, como ao beijar ou compartilhar utensílios. Embora não exista cura para a infecção, medicamentos antivirais ajudam a reduzir a gravidade e a duração dos surtos. Quando uma pessoa contrai o vírus herpes simplex (HSV), ele permanece no corpo por toda a vida, mas geralmente fica latente e não causa sintomas.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não
Jornal Folha Regional
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.