Jornal Folha Regional

TSE confirma indeferimento de registro de candidato eleito para prefeito em Guapé; cidade terá novas eleições

Compartilhe:
Thiago Câmara ao lado da esposa Rayza durante operação do Gaeco em Guapé - Foto: Arquivo pessoal
Thiago Câmara ao lado da esposa Rayza durante operação do Gaeco em Guapé – Foto: Arquivo pessoal

O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve, por unanimidade, o indeferimento do registro da candidatura de Thiago Sávio Câmara (PSDB), candidato mais votado para o cargo de prefeito de Guapé (MG) em razão de inelegibilidade. Com isso, a cidade terá novas eleições, com data ainda a ser marcada.

A decisão ocorreu na sessão de 14 de março e transitou em julgado na última terça-feira (25), não cabendo mais recurso pelo candidato. Thiago teve o seu mandato de vereador cassado pela Câmara Municipal de Guapé no ano de 2022.

Conforme o TSE, a inelegibilidade, nesse caso, se aplica para as eleições que se realizarem durante o período remanescente do mandato para o qual foi eleito e nos oito anos subsequentes ao término da legislatura.

Após o indeferimento do seu registro pelo juiz eleitoral local e pelo TRE/MG, o candidato recorreu para o TSE.

Na sessão de 14 de março, a relatora do processo, ministra Isabel Gallotti, confirmou o entendimento de que a situação de Thiago configura a “causa de inelegibilidade do art. 1º, I, b, da LC 64/90, pois teve seu mandato de vereador cassado pela Câmara Municipal de Guapé (MG) por quebra de decoro e não apresentou decisão judicial liminar ou definitiva capaz de suspender os efeitos daquele ato”.

Prefeitura de Guapé - Foto: Reprodução
Prefeitura de Guapé – Foto: Reprodução

A decisão torna definitiva a anulação de votos obtidos pela chapa do candidato. A Zona Eleitoral de Guapé e o TRE-MG adotarão as providências para a realização de novas eleições, em data ainda a ser definida. Até que realizado o novo pleito e o eleito tome posse, o presidente da Câmara Municipal de Guapé, Randerson Ribeiro (PL), permanece à frente da administração da cidade.

Candidato mais votado

Thiago Câmara (PSDB) foi o candidato mais bem votado nas eleições municipais em Guapé com 40,23% dos votos válidos. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral, ele concorreu com a candidatura indeferida com recurso. Isso ocorre em situações em que os candidatos não seguiram as regras estipuladas pela Justiça Eleitoral.

Thiago Câmara já havia recorrido três vezes, o máximo permitido e aguardava a decisão para ter a confirmação se iria assumir ou não a prefeitura da cidade.

Thiago teve o mandato de vereador cassado por dois processos. Primeiro, por denúncia de um cidadão após uma live feita por Tiago nas redes sociais. Ele teria usado palavras de baixo calão e sido grosso, o que acarretaria uma quebra de decoro.

O segundo foi instaurado a pedido de outra cidadã e diz respeito a uma suposta fraude feita na tramitação de um projeto de lei de iniciativa popular que pedia a gratuidade na travessia da balsa entre a cidade e São José da Barra.

Thiago atualmente foi nomeado como Secretário de Turismo de Guapé e apoiará uma chapa na próxima eleição.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não
Jornal Folha Regional
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.