
O Conselho Departamental (CONDEP) da Unidade Passos (MG) aprovou, por unanimidade, na última terça-feira (20), o “MANIFESTO EM DEFESA DA UEMG – NÃO É FEDERALIZAÇÃO, É EXTINÇÃO!”.
O texto apresenta detalhes sobre as problemáticas em relação os PL 3.733/2025 e PL 3.738/2025. De acordo com o documento, “Nosso entendimento é que a UEMG está sendo colocada como moeda de troca para a entrada do Estado de Minas Gerais no PROPAG. Educação não é mercadoria! Se aprovados pela ALMG, esses projetos de lei colocariam em risco o futuro de milhares de pessoas, incluindo os mais de 22 mil estudantes, 1700 docentes e 600 analistas e técnicos administrativos”.
O CONDEP conta com representações de professores, estudantes e servidores administrativos. É o maior órgão colegiado da Unidade, sendo essencial para discussões envolvendo a comunidade acadêmica local. O manifesto ainda destaca, “o CONDEP da Unidade Passos se manifesta em defesa da UEMG como universidade popular, pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada. Não é federalização! É extinção! Não a este projeto de desmonte da educação pública mineira!”.
Leia na íntegra o manifesto.
