Jornal Folha Regional

Casos de furtos aumentam 23% no primeiro trimestre em Passos

Compartilhe:

O número de furtos em Passos (MG) aumentou 23% nos três primeiros meses de 2025, comparado com o mesmo período do ano passado.

De acordo com os dados do Observatório de Segurança Pública de Minas Gerais, Passos registrou 203 furtos em residências e comércios no primeiro trimestre, contra 165 ocorrências no mesmo período do ano passado.

Uma das vítimas dos ladrões foi um serralheiro que teve prejuízo de R$ 30 mil. Ele contou que saiu de casa em um sábado e voltou em um domingo e, neste período, os criminosos invadiram a serralheria e a casa dele que fica no mesmo prédio e levaram ferramentas e máquinas, eletrodomésticos e até a comida que estava na geladeira.

Além de não conseguir trabalhar por falta das suas ferramentas, ele ainda teve custos reforçando a segurança do imóvel.

“A cidade está muito violenta, para falar a verdade, eu me sinto impotente, arrasado. Eu estou contando com a GCM e a polícia porque eu preciso arrecadar alguma coisa, porque eu preciso continuar trabalhando”, afirmou o homem que não quis ser identificado.

A empresária Fernanda Ferreira teve uma bicicleta de R$ 2 mil furtada. Câmeras de segurança flagraram o crime, mas ninguém foi preso.

“Ela é uma ferramenta de trabalho, a gente usa para fazer evento e ela também é decorativa na loja. Ela faz parte da nossa história.A gente se sente acuado, lesado e vítima de invasão. A gente trabalha tanto, sacrifica tanto, para um segundo, a gente tem tudo levado”, lamenta.

Procura por segurança privada

Com o crescimento dos furtos, muita gente busca a segurança privada. Somente em uma empresa de segurança eletrônica, a busca por monitoramento cresceu 40% nos cinco meses deste ano, em comparação a 2024.

“Nós temos todo tipo de cliente, desde fazendas, residências, indústrias e comércios. De forma geral, a busca vem a partir de, infelizmente, já ter acontecido algo com esse cliente. E aí é que ele busca a gente para fazer o monitoramento”, disse o gerente Luiz Flávio Catanha.

Além do crescimento da carteira de clientes, também cresceram os acionamentos do sistema por invasão.

“O que ficou mais notável é a quantidade de acionamentos que a gente tem diariamente aqui, quantidade de tentativas de arrombamento e furtos nos nossos clientes monitorados.”

Responsabilidade dos governos

A mestre em administração pública Maiara Couto Barreto destaca que é dever do governo garantir a segurança.

“O município é responsável por trabalhar na parte preventiva. Ele auxilia atuando na parte da iluminação pública, na parte de de ações sociais, políticas públicas voltadas para a ressocialização dos dos detentos e na comunicação efetiva com a Polícia Militar. Na esfera estadual, é responsabilidade atuar na parte da Polícia Militar e Polícia Civil no que tange a investimento, a efetivo, valorização. E, na esfera federal, nós temos responsabilidades inerentes a repasses de recursos e políticas públicas nacionais voltadas para a segurança pública”, explicou.

A Polícia Militar disse tem intensificado de maneira contínua suas ações de prevenção e repressão qualificada aos crimes contra o patrimônio no município de Passos, com especial atenção aos furtos e que, entre os meses de janeiro e maio de 2025, 70 pessoas envolvidas diretamente com esse tipo de delito foram presas ou apreendidas.

Via: G1

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não
Jornal Folha Regional
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.