
Imagine ficar casado por 84 anos e 178 dias! Exatamente isso: quase oito décadas e meia. Um casal de brasileiros acaba de receber o reconhecimento internacional da instituição norte-americana LongeviQuest por manter o casamento mais duradouro do mundo e com um detalhe importante: ambos vivos e lúcidos.
Seu Manoel Angelim Dino, de 105 anos, e Dona Maria de Sousa Dino, de 102, completam dia 20 de novembro “Bodas de Carvalho” – a árvore duradoura e forte. Mas desde já, a LongeviQuest presenteou o casal com uma placa de recohecimento.
Moradores de Boa Viagem, no município do Sertão Central, no Ceará, Seu Manoel e Dona Maria também estão Guinness World Records.
Sem segredos, a simplicidade
Para o casal de idosos, não há segredo para um casamento longo nem para a felicidade.
Tanto Seu Manoel quanto Dona Maria acreditam que uma vida de parceria está ligada à ausência de vícios. Para Dona Maria, há um detalhe fundamental para o casamento longo e feliz: cultivar o amor.
Namoro, noivado e casamento
Seu Manoel tinha 20 anos e Dona Maria 17 quando se conheceram. Eles trabalhavam na agricultura, ajudando as famílias.
Ele tinha viajado para a região de Almeida, no distrito de Boa Viagem, para buscar uma remessa de rapaduras, doce tradicional brasileiro, quando conheceu a jovem Maria. Porém, só se casaram um ano depois.
Os dois trabalharam juntos, cultivando do tabaco em rolo para sustentar a crescente família.
Eles contam que a vida era muito dura e repleta de sacrifícios. Mas, apesar das dificuldades, Seu Manoel e Dona Maria criaram 13 filhos.
Nove deles ainda estão vivos e a família foi aumentando.
Hoje são 55 netos, 60 bisnetos e 14 tataranetos.