Jornal Folha Regional

Seca muda paisagem do aterro Santa Quitéria

Compartilhe:

A cada dia que passa o lago de Furnas pede socorro, o “mar de Minas” está secando. Em algumas regiões banhadas pelo lago o nível da água desceu tanto que apareceram estruturas inundadas há mais de 60 anos. A represa tem atualmente menos de 20% do volume útil. Em alguns pontos, o recuo da água foi de mais de 10 quilômetros. A vegetação toma de áreas onde não parecia haver água por ali. O que resta nesses locais onde a água desapareceu são ribeirões de água cristalina de antes da barragem de Furnas. Cursos d’água que alimentam a represa e a esperança que esse local possa ser tomado pelas águas novamente.

Em Carmo do Rio Claro em um dos principais pontos turísticos, o aterro Santa Quitéria que é rodeado de pousadas, restaurantes e pescadores está cada vez mais em alerta com a seca do lago. Fica a pergunta no ar porque o lago está desaparecendo dia após dia? Cade as autoridades para lutar pelo o que é de Minas e do povo?!  Enquanto as cidades banhadas pelo “mar de Minas” protestam e pedem socorro, corre na Assembleia Legislativa do Estado uma Proposta de Emenda Constitucional, a PEC 52/20, que prevê o tombamento do Lago de Furnas como patrimônio natural e define que ele permaneça com a cota mínima de 762 metros, abrangendo 34 municípios do sul e centro-oeste mineiro.

A aprovação dessa PEC, com a consequente manutenção da conta de 762 metros, permitirá que o lago seja utilizando, sem prejuízo da geração de energia, em atividades de agricultura e piscicultura, além de ampliar, com quer a região, o turismo náutico – com o apoio sem dúvida da Capitania dos Portos de Minas Gerais, sediada em Belo Horizonte. Veja abaixo no vídeo a situação da seca no aterro Santa Quitéria em Carmo do Rio Claro.

Via: Portal Onda Sul.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não
Jornal Folha Regional
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.