
Um homem, de 52 anos, foi preso por atear fogo na última terça-feira (07), na vegetação da Cachoeira da Capivara, situada no Parque Nacional da Serra da Canastra, em Capitólio (MG). A Polícia Militar foi acionada e, segundo informações do solicitante, proprietário do local, relatou que o autor provocou um incêndio, queimando aproximadamente de 2 a 3 hectares de mata de capim de campo nativo, sendo combatido pela testemunha e demais pessoas que se encontravam próximas.
Ainda de acordo com os relatos, o homem evadiu em um veículo tomando sentido a cidade de Capitólio. A PM realizou trabalhos de rastreamentos e logrou êxito em localizá-lo quando passava pela rodovia MG-050, no Km 306, nas proximidades do Turvo.
Ao ser abordado, o autor estava nervoso e desorientado. Ao ser questionado sobre os fatos, disse que realmente estava no local e que ateou fogo na vegetação para se proteger. Ao fiscalizar a documentação do condutor, foi constatado que sua Carteira de Habilitação estava suspensa. Durante buscas no interior do veículo, foi encontrado três facas. Os materiais e o carro foram recolhidos e apreendidos à Delegacia Federal em Divinópolis.
De acordo com a PM, as providências administrativas quanto ao crime ambiental não foram realizadas, uma vez que, a área atingida pertence a Serra da Canastra, de competência do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), autarquia vinculada ao Ministério do Meio Ambiente, sendo assim, foi enviado o relatório a sua filial em Piumhi.
Via Clic Folha.