Jornal Folha Regional

Dia Internacional da Mulher Rural: barrense fala sobre vida no campo

Compartilhe:

A ONU instituiu, em 1995, que anualmente, no dia 15 de outubro se comemora o Dia Internacional da Mulher Rural. A data foi criada para elevar a consciência mundial sobre o papel da mulher do campo. De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), as mulheres constituem 40% da mão de obra agrícola nos países em desenvolvimento.

Atualmente, as mulheres têm conquistado cada vez mais seus espaços de direito, principalmente no campo, que antes eram apenas consideradas ajudantes, hoje são protagonistas no cultivo e fundamentais para prover a agricultura familiar.

A representatividade feminina no campo está cada vez mais forte e reconhecida, mas ainda há um longo caminho a ser percorrido para atingir a igualdade entre homens e mulheres neste meio. Por isso, é importante estar ciente sobre o cenário rural nas questões de gênero e igualdade, e empenhar-se cada vez mais em ações transformadoras para alcançar esse objetivo.

Em São José da Barra (MG), existe uma grande quantidade de mulheres que atuam em serviços rurais, como Isabel Cristina de Andrade Vilela, de 50 anos, que há 32 anos trabalha no campo – desde quando se casou, em 1989.

Cristina Cota, como é conhecida, é casada com João Cota, de 54 anos, e possui dois filhos gêmeos. Ela e a família tira leite das vacas e envia para uma cooperativa, criam galinhas, porcos e ajuda no plantio da horta de verduras, além disso, a barrense ainda auxilia os filhos a carregar sacas de 50 kg.

Cristina acorda todos os dias às 4h da manhã de domingo a domingo e cuida da casa, e apesar de todo o esforço, nunca pensou em desistir. Seus filhos, aos cinco anos, já ajudavam na roça. 

Quando mais nova, Isabel trabalhava mais. Hoje, por conta da idade e da tecnologia que auxilia nas tarefas rurais, ela diminuiu o ritmo. Apesar de toda dedicação e competência que executa em seus serviços, ela leva uma vida social normal. 

Cristina possui uma marca registrada: a tempos atrás, entregava leite na cidade, por meio de uma carroça. 

Parabéns a Cristina Cota e a todas as mulheres rurais pelo seu Dia Internacional.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não
Jornal Folha Regional
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.