Jornal Folha Regional

Ministério da Saúde confirma cinco casos de subvariante da ômicron no Brasil

Compartilhe:
Araraquara registra 619ª morte por Covid e mais 614 casos da doença | São  Carlos e Araraquara | G1

secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, informou que o Brasil registra cinco casos de infecção por Covid-19 causados por uma subvariante da ômicron, chamada BA.2. Duas notificações foram feitas em São Paulo, outras duas no Rio de Janeiro e uma em Santa Catarina.

De acordo com um estudo realizado na Dinamarca, a sublinhagem pode ser pelo menos 33% mais transmissível que a cepa origina da ômicron, que já apresenta alto índice de propagação. A preocupação acontece, ainda, pelo maior potencial de escape da proteção adquirida por meio de vacinas contra a doença.

O Ministério da Saúde destacou, no entanto, que a subvariante não tem impacto no diagnóstico laboratorial nem na eficácia das vacinas contra a Covid-19, por enquanto. “Até o momento, não existem evidências relacionadas à nova linhagem que demonstrem mudanças na transmissibilidade, quadro clínico, gravidade ou resposta vacinal”, comunicou.

Ainda não há certeza sobre onde a BA.2 surgiu, mas a mutação foi detectada inicialmente na Austrália, África do Sul e Canadá. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), houve um aumento notável nos casos da subvariante, que já foi identificado em 57 países.

Além da atenção pelo avanço da sublinhagem, o Ministério da Saúde também alertou que o  Brasil ainda não atingiu o pico da variante ômicron e, por isso, os números relacionados à pandemia de Covid-19 ainda deverão subir. O aviso foi dado pelo ministro da Saúde Marcelo Queiroga após avaliação da equipe técnica da pasta.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não
Jornal Folha Regional
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.