
Destacar as mulheres que fizeram e ainda farão parte da política do Poder Legislativo de São Pedro da União (MG), foi o motivo da solenidade que aconteceu na Câmara Municipal, no dia 24 de março. A iniciativa de criar a Galeria de Vereadoras partiu do parlamentar e presidente da casa Dionatan Silva de Moura (PSDB), autor do projeto de resolução e foi aprovada por todos os vereadores.
De acordo com o legislativo, o projeto tem como objetivo ressaltar a importância das mulheres na política e incentiva-las à ocuparem espaço de poderes, pois, no passado isso foi negado à elas.
Em 78 anos de emancipação política administrativa, São Pedro da União já teve nove vereadoras e atualmente conta com duas ocupando uma cadeira no legislativo, totalizando 11 vereadoras.
“Após aprovação da resolução, pedi para criarem a galeria com as fotos de todas as vereadoras e fiz uma cerimônia de inauguração que foi belíssima e emocionante. A mesa foi composta somente por mulheres”, informou Dioninho.
O evento contou com a presença de autoridades, familiares e amigos das vereadoras homenageadas, entre elas a primeira dama Cacilda Garcia, a esposa do vice-prefeito Jaqueline, as duas vereadoras atuais Neuza e Marilza, a vice-presidente da OAB de Guaxupé e São Pedro da União Márcia Zampar, a diretora clínica da Santa Casa dra. Salma, a advogada da prefeitura, a chefe do departamento de educação Eliane, a chefe do departamento social Eliana, a defensora pública Dra. Letícia, a presidente do asilo Ana Paiva, a assessora parlamentar municipal Débora Senedese e sra. Monique Carneiro esposa do comandande da polícia militar local.
O clima de emoção continuou a tomar conta do plenário quando cada uma das homenageadas relembrava as contribuições dadas ao município de São Pedro da União.