Jornal Folha Regional

Passos restabelece Conselho dos Direitos da Pessoa Idosa

Compartilhe:

A Prefeitura de Passos vai restabelecer, após 12 anos sem atuação, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI). Segundo a administração, a reinstituição do órgão é necessária para o atendimento pleno aos idosos. O edital para o processo de escolha dos representantes da sociedade e para a composição do conselho deve ser publicado na próxima sexta-feira, 1º.

De acordo com a assistente social da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda (Sedest) Josy Mayra Silva Araújo, o CMDPI é um órgão que delibera, formula e controla as políticas públicas e ações voltadas para a pessoa idosa.

“O conselho é formado por 12 membros titulares e 12 suplentes, de forma paritária entre governo municipal e sociedade civil. Cada mandato do CMDPI tem o período de dois anos”, disse. De acordo com ela, o município pode receber recursos oriundos do Imposto de Renda, com a volta do conselho.

Os representantes da sociedade civil no CMDPI deverão ser inscritos conforme o edital, que passam por eleição em um fórum e são convocadas as categorias de prestadores de serviço de longa permanência para a pessoa idosa, público ou privado; representante de usuário de grupos de convivência de pessoa idosa, público ou privado; representantes de pastorais ou grupos religiosos que promovam ações voltadas a pessoa idosa; representante de instituições de ensino público ou privado, que desenvolva trabalhos para a pessoa idosa e representante de prestadores de serviço da área da saúde, voltado à pessoa idosa.

Com relação aos membros representantes do poder público, a escolha é feita pelo chefe do Executivo municipal.

As atribuições dos conselheiros são de reunir-se ordinariamente uma vez por mês e, extraordinariamente, sempre que convocados; propor, formular, acompanhar, fiscalizar e avaliar as políticas e ações municipais destinadas a pessoa idosa; divulgar os seus direitos, bem como, os mecanismos que assegurem tais direitos; inscrever programas governamentais e não governamentais de assistência ao idoso; participar ativamente da elaboração do orçamento municipal, assegurando a inclusão de dotação orçamentária compatível com as necessidades e prioridades estabelecidas; elaborar e aprovar o plano de ação e aplicação dos recursos oriundos do fundo especial, com o acompanhamento e fiscalização da sua utilização e avaliar os resultados.

Segundo a presidente da Comissão Coordenadora das eleições, Cynara Amorim Silveira, o prazo para as inscrições é do dia 1º a 12 de agosto, das 9h às 16h. No dia 19 de agosto será publicado o resultado dos possíveis recursos. No dia 24, acontece o fórum de eleição, das 14h às 16h. Já no dia 2 de setembro, a nomeação dos membros por meio de decreto municipal. No dia 5, a posse dos conselheiros para o biênio 2022/2024 e, por fim, no dia 13 de setembro acontece a eleição da Mesa Diretora do CMDPI.

O edital e as fichas para inscrição podem ser acessados pelo link www.passos.mg.gov.br/portal/secretarias-paginas/147/cmdpi—conselho-municipal-dos-direitos-da-pessoa-idosa.

O CMDPI vai funcionar na Casa dos Conselhos, localizada na rua Três Corações, nº. 392, no bairro Muarama, das 8h às 14h.

Via: Clic Folha.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não
Jornal Folha Regional
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.