
A recepção à imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida vai marcar o início das celebrações religiosas em louvor ao Senhor Bom Jesus dos Passos e os 182 anos de criação da paróquia. No fim de semana, o pároco Sandro Henrique de Almeida Santos foi a Aparecida (SP) para trazê-la e a imagem deve permanecer em Passos até o dia 6 de agosto, data em que se comemora o Dia do Padroeiro.
Nesta quarta-feira, dia 27, às 18h, padre Sandro deve desembarcar de um helicóptero no gramado da Estação Cultura trazendo a imagem peregrina e entregá-la ao prefeito de Passos, Diego de Oliveira. Em seguida, haverá carreata até a Igreja Matriz, onde o padre redentorista João Paulo, auxiliar e integrante do Secretariado Vocacional do Santuário de Aparecida, vai concelebrar missa, dando início à novena em louvor ao padroeiro, que prosseguirá até o dia 5 de agosto.
Ao longo dos 11 dias que a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida permanecer em Passos, até o dia 5 de agosto, ela será levada para vários locais, como a prefeitura, o Sindicato dos Produtores Rurais, capela de São Francisco e na obra de construção igreja de Nossa Senhora do Carmo, Santa Casa, Fórum, Batalhão da Polícia Militar, Câmara Municipal, Colégio Imaculada Conceição e Carmelo São José.
“Para nós católicos, a imagem peregrina de Nossa Senhora Conceição da Aparecida em Passos vai abrilhantar ainda mais a grandiosa festa em louvor ao nosso padroeiro”, afirma padre Sandro.
A novena e missa em louvor ao Senhor Bom Jesus terão início nesta quinta-feira, e encerramento dia 5, sempre às 19h. No mesmo período, às 15h, será rezado o Terço da Misericórdia com diferentes consagrações diárias. A cada tarde e noite, padres de paróquias de Passos e cidades da região presidirão cada celebração. No próximo sábado, dia 30, às 14h, será realizada a reza do terço dos homens com a presença de representantes de todas as paróquias de Passos.
Três bispos devem participar do evento comemorativo ao padroeiro de Passos. Dia 29 de julho, dom Messias, passense e bispo da diocese de Teófilo Otoni (MG); dia 4 de agosto, dom Célio da Silveira Calixto, bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ); e, no dia seguinte, dom José Lanza, líder espiritual da Diocese de Guaxupé, da qual pertence a paróquia Senhor Bom Jesus dos Passos. Todos vão presidir a missa e a novena.
Dia 6 de agosto, sábado, haverá três celebrações eucarísticas em louvor ao Senhor Bom Jesus. O pároco Sandro Henrique presidirá as das 10h e 15h. A procissão terá início às 18h, seguida de missa a ser solenizada pelo padre redentorista Eduardo Catalfo, reitor do Santuário de Aparecida.
Depois de dois anos suspensa por causa da pandemia de covid 19, a quermesse estará aberta a toda comunidade passense, entre os dias 4 e 7 de agosto, logo após as celebrações das 19h na igreja matriz. Toda a estrutura e barracas serão instaladas em frente a igreja. (Via: Clic Folha)