Jornal Folha Regional

Após 4 anos de planejamento empreendimento de R$350 milhões é lançado em Capitólio

Compartilhe:

Foi lançado na última sexta-feira (29), no Parque Mirante dos Canyons, em Capitólio (MG), o Empreendimento Cataguá, complexo turístico com três parques temáticos e um resort cinco estrelas que prevê investimento de R$350 milhões e geração de 920 empregos diretos e 2.730 indiretos.

Segundo o empresário Jorge Abukater, o lançamento ocorre após quatro anos de planejamento e o empreendimento deve ser um divisor de águas para a região.

“Com toda certeza, teremos o maior parque de aventuras do país. O parque de contemplação será realmente um diferencial da região. Também teremos o parque aquático, que será referência, e, para acomodar todos esses projetos, teremos um resort. Todo esse empreendimento será um divisor de águas para a nossa região. E isso é mais do que nossa responsabilidade como morador e admirador de Capitólio”, disse durante o evento.

O também empresário João Victor Queiroz Karan, idealizador do projeto, disse que, há 20 anos, esteve em Capitólio pela primeira vez e que há seis anos começou a conversar com Abukater sobre o assunto.

“Tivemos a oportunidade de encontrar o local e iniciar o estudo dessa iniciativa de turismo sustentável. Hoje, chegamos nesse resultado e espero que ele seja um indutor do turismo na região para Capitólio”, disse

Participaram do lançamento o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG), Leônidas Oliveira, representando o governador Romeu Zema, prefeitos e vereadores de cidades da região e cerca de 300 convidados.

Para o secretário, projetos como esse são importantes para exaltar a região e ampliar a cultura e o turismo em Minas Gerais.

“Nós, em 2021, crescemos o dobro da média nacional no turismo. Isso significa que o Mar de Minas está sendo a praia do Brasil e é reconhecido como o lugar mais acolhedor. Sendo assim, toda a nossa culinária, costumes, dialetos e movimentos devem ser expandidos. Uma frase que levo como mantra é que para ser original é preciso voltar às origens. O parque está pronto para ser um lugar acolhedor e proporcionar experiências, que é o que todos ambicionam quando vêm aqui”, disse.

O arquiteto chefe do projeto, Carlos Mauad, apresentou o empreendimento e disse que o complexo deve alavancar a economia da região.

“Já fizemos as contas e serão cerca de 2,5 a 3 mil empregos diretos mais os indiretos. Quando eu peguei o projeto, vim ao local em abril de 2018 para conhecer o espaço e poder trabalhar em cima disso, visto que não é apenas a questão econômica, mas a preservação também. O empreendimento conta com um tripé, com o objetivo de trazer lazer e entretenimento, mas, também, fornecer hospedagem. Certamente, com uma visão de ocupação futura, e de forma realista, terão moradias ao redor desses projetos e a economia e a valorização das riquezas serão alavancadas na região”, disse.

Para o delegado da Delegacia Fluvial de Furnas, Hebert Bruno da Cunha França, o empreendimento deve ter impacto na renda de famílias da região.

“A gente também fica feliz, como cidadão e apaixonado pela região, que tem um empreendimento deste nível nascendo e que vai gerar um impacto de grande importância na renda das pessoas, principalmente. A gente torce muito para que dê tudo certo e que seja um sucesso”, disse.

O secretário, os empreendedores Abukater e Karan e Barbara Barros Botega, da Invest Minas, assinaram o protocolo que formalizou a intenção de investimento com o Governo de Minas Gerais.

Via Clic Folha

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não
Jornal Folha Regional
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.