Jornal Folha Regional

Primos lançam documentário sobre o ‘Bangalô’ em Guapé

Compartilhe:

Vídeo faz parte de o Projeto Despertar e tem como objetivo incentivar a valorização da história e da cultura de diversas cidades.

Em 2021, os jovens Felipe José Dutra, 17 anos, e seu primo Mateus Vinícius Dutra, 18 anos, decidiram criar um documentário em comemoração aos 150 anos de Doutor Passos Maia, e devido ao grande sucesso, eles fundaram o ‘Projeto Despertar’.

O projeto tem como objetivo incentivar a valorização da história e da cultura da cidade em que eles nasceram e residem, que é Guapé (MG).

Felipe e Matheus são gestores culturais e a principal maneira de realizarem o projeto é com as criações de documentários e produções audiovisuais, que são publicadas e compartilhadas nas plataformas da internet, sendo elas YouTube, Instagram, Facebook e Tik Tok, além das apresentações em palestras e outras exibições públicas de seus conteúdos.

Felipe fala com emoção da importância do Despertar.

“O projeto foi oficialmente criado em outubro de 2021, após o lançamento do nosso primeiro vídeo, o documentário em comemoração aos 150 anos de Doutor Passos Maia, que foi uma personalidade importante para a fundação de nossa cidade. Desde então, percebemos a importância e o interesse da população sobre tal assunto, assim, decidimos continuar criando conteúdos sobre a história e cultura de nosso município e consequentemente desenvolvemos produtos que transmitem o grande amor pelo que fazemos e temos por nossa terra”, informou o gestor.

Desde o início do projeto, os primos pesquisaram sobre a história de Guapé, e acabaram confirmando a suspeita de que a história e cultura são temas pouco valorizados pelas gerações atuais.

“Então, estamos aqui para tentar mudar essa realidade e fazer que nosso bem patrimonial receba seu devido valor e reconhecimento! Muitos não sabem ou não tem dimensão do patrimônio cultural e histórico de sua própria região. Nossa tentativa para mudar essa realidade vai ser continuar criando nossos conteúdos sobre os patrimônios históricos e culturais da nossa cidade. O diferencial dessa iniciativa é que surgiu de nós jovens que queremos um futuro melhor. Juntos nós estamos trabalhando para mostrar marcos importante do passado e preservar o legado dos nossos antepassados”, frisou Felipe.

O canal do YouTube que é a maior plataforma do projeto, podemos conferir diversas entrevistas, vídeos comemorativos, documentários e até música.

Para o jovem gestor, o projeto está em constante evolução e chegando cada vez mais longe.

“Ganhamos o reconhecimento e carinho de grande parte da população guapeense, e já apresentamos o projeto para grandes personalidades. Em 5 de dezembro de 2021, apresentamos o projeto na Câmara Municipal de Guapé, a convite da Presidenta da Casa legislativa, no qual recebemos o reconhecimento de todos os vereadores e do público presente. No fim de dezembro apresentamos o projeto na Prefeitura Municipal de Guapé, ao nosso prefeito e amigos. No começo de Janeiro de 2022, apresentamos pela primeira vez a nível estadual para um Deputado Estadual.  Já no início de fevereiro, lançamos um ambicioso e promissor o “Evento 3 de Fevereiro” que foi uma semana inteira de lançamentos em comemoração aos 98 anos de emancipação política de Guapé. Apresentamos também o nosso trabalho a outras cidades como Ilicínea, Pimenta, Nepomuceno etc. Outros deputados estaduais também tiveram acesso e reconheceram nosso trabalho.  Em abril ganhamos um grande reconhecimento ao apresentarmos ao governador do estado de Minas Gerais Romeu Zema. E o que eu particularmente considero mais importante é quando fomos notados, reconhecidos e apoiados pelo Secretário e a Secretária Adjunta de Cultura e Turismo do Estado de Minas”, destacou Felipe.

O projeto já viajou muito e tem planos de continuar viajando ainda mais e longe. Os primos e toda equipe atua na preservação e valorização do legado de dezenas de gerações.

Agradecemos a todo o apoio recebido e desejamos poder continuar crescendo e desenvolvendo nosso projeto e agora venho convidar você que está me assistindo nesse momento para assistir a nossos vídeos, documentários e entrevistas pois como uma famosa frase de Louis Bonald , “A cultura forma sábios a educação, homens”, vamos juntos cuidar do que é nosso!”, finalizou o jovem.

Sobre o bangalô

O Bangalô foi tombado pela Prefeitura Municipal de Guapé, por sua importância cultural para a cidade, o qual é uma casa histórica com arquivos da cultura Guapeense. Localiza-se na parte central da represa, onde situa-se também um espaço público de lazer, contendo pista para caminhada, barzinho e uma bela vista do padroeiro da cidade, o São Francisco.

Localizado na R. Três de Fevereiro, esquina com R. Mário Rocha, o espaço fica aberto diariamente para visitações guiadas.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não
Jornal Folha Regional
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.