Jornal Folha Regional

Câmara de Alpinópolis proíbe fogos de artifício com estampido

Compartilhe:

A Câmara Municipal de Alpinópolis (MG), aprovou por unanimidade na última segunda-feira (29), um projeto de lei que proíbe o uso de fogos de artifícios com estampido. A proposta que foi feita pela vereadora Cleusa Freire.

Segundo a parlamentar, a ideia do projeto surgiu no final de 2019, quando a mãe de uma criança portadora de hidrocefalia a procurou para solicitar ajuda com um abaixo-assinado. Na ocasião, a mãe queria que a proibição dos fogos de artifício no município fosse apreciada novamente, uma vez que já havia sido reprovada no início de 2019. Segundo Cleusa, o projeto foi de iniciativa do então vereador

Rafael Freire, que é o atual prefeito da cidade.

“O motivo que levou essa mãe a me procurar foi por eu também ser contra os fogos de artifício, pois sou protetora e defensora dos animais. Então, a partir disso, chegamos a colher aproximadamente 900 assinaturas, mas, devido a pandemia de covid-19, acabamos desistindo. Já este ano, com a pandemia sob controle e eu na posição de vereadora, procurei o prefeito e pedi para que o projeto fosse

feito por iniciativa do Executivo, pois a lei já existia no código de posturas do município, precisava apenas de algumas alterações. Ele concordou e o projeto foi feito e encaminhado para o Legislativo”, afirma a vereadora.

Cleusa também disse que o projeto altera o código de posturas do município em relação à soltura de fogos de artifícios com estampido, mas não muda nada em nada na questão das vendas do produto.

De acordo com a vereadora, o cidadão que se sentir perturbado pelo barulho de fogos poderá acionar a Polícia Militar e encaminhar denúncia, munido de provas, à prefeitura.

“A proibição dos fogos de artifícios será benéfica para o município porque uma pessoa, ao soltar os fogos, comete extrema crueldade contra animais e crianças, danos a pré-dios públicos e privados, poluição sonora, poluição do ar, danos à saúde pública, colocando emrisco a vida de pessoas e animais, perturbação da paz e destruição da natureza provocando queimadas. Com essa lei, tudo isso poderá ser evitado e ainda será melhor para toda a população, mas, principalmente, aos grupos vulneráveis como bebês, crianças, idosos, autistas, pessoas com necessidades especiais e também os animais”, disse.

De acordo com a vereadora, a medida não tem como objetivo acabar com os espetáculos e festejos realizados com fogos de artifício, apenas visa proibir que sejam utilizados artefatos que causem barulho, estampido e explosões.

“Espero que todos respeitem essa lei e se conscientizem que fogos de artifício estão na contramão da evolução. Por amor às pessoas e aos animais, que esses fogos com estampidos nunca mais sejam ouvidos em nosso município”, disse. (Clic Folha)

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não
Jornal Folha Regional
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.