
A forte chuva de granizo que deixou parte da Fernão Dias ‘encoberta com neve’ na segunda-feira (3), causou prejuízo em plantações na rurais de São Gonçalo do Sapucaí. Produtores de uva, milho e café tiveram os cultivos atingidos pelo gelo. A Emater calcula o prejuízo total no município.
Uma das produções mais afetadas foi a de uva na cidade. São Gonçalo do Sapucaí tem cerca de 250 hectares plantados de uva, sendo que 10% deste total foi totalmente destruído devido à chuva. Produtores destacam que o prejuízo chega a R$ 60 mil.
“Eles fazem a poda da uva em junho e julho, já aguardando a produção de dezembro. Com essa chuva, foram devastados os ramos produtivos, os cachos. Podemos falar em 100% [de prejuízo], com plantações drasticamente afetadas. A produção dessas pequenas áreas vai ser perda total”, explicou a engenheira agrônoma do Emater, Amélia de Cássia Pereira.
A engenheira destaco as demais plantações afetadas e revelou nunca ter visto antes uma chuva de granizo como a que caiu na cidade.
“As culturas atingidas foram uva, olericultura, milho, café, pequenos produtores. Foi uma chuva rápida, intensa e localizada. Então, onde ela veio foi afetado de maneira drástica as plantações dos produtores familiares”, falou.
“A gente costuma falar corriqueiramente que [essa chuva] é um cordão, que veio trazendo e levando naquela faixa essa chuva intensa, esses granizos intensos. Nós nunca vimos, foi assustador para todos nós. Ela acompanha o fluxo do vento”, completou.
Chuva na região
Uma forte chuva de granizo deixou cidades do Sul de Minas “encobertas com neve”. São Gonçalo do Sapucaí e Três Corações foram as cidades mais atingidas. Parte da Rodovia Fernão Dias ficou coberta de pedras de gelo.
Em São Gonçalo do Sapucaí, a prefeitura decretou estado de calamidade pública logo após a chuva. O telhado de uma empresa de lubrificantes desabou sobre um veículo na cidade.
A chuva que passou pela região também deixou estragos em Três Corações. Segundo a Defesa Civil, foram 10 minutos de granizo e ventos. Pelo menos 15 casas tiveram os telhados danificados pelas pedras. Muitos carros que estavam nas ruas também foram alvo.
Conforme a prefeitura, houve registro de granizo no Centro, Santa Tereza, Jardim Paraíso, Brejinho, Cotia, Nova Três Corações, Amadeu Miguel, Portal de Cambuquira e adjacências. (G1)