Jornal Folha Regional

Ação do MP garante gratuidade para pessoas trans na troca de nome e gênero em Passos

Compartilhe:

Pessoas trans podem requisitar a troca de nome e gênero de maneira gratuita no Ministério Público de Passos. A alteração sem nenhum tipo de custo na cidade pode ser realizada, por meio de uma ação da Defensoria Pública de Minas Gerais, até o dia 31 de outubro.

No Brasil, a pessoa trans já possui o direito de alterar o nome e a classificação de gênero garantido pelo Supremo Tribunal Federal. O custo desta alteração se torna um obstáculo. O valor em Passos é, em média, R$ 520. Com a ação da defensoria, o serviço é gratuito.

“É um poder de decisão da pessoa sobre a vida dela, sobre as escolhas dela. E isso é garantido. Por isso nós estamos aqui para acolher, orientar, fazer o que for necessário para auxiliar a pessoa trans. Nossa missão é combater toda forma de preconceito”, explicou a Defensora Pública, Ana Paula Lopes de Freitas.

O projeto de gratuidade já existe em Minas Gerais, mas depende de cada comarca para ser implantado. Foi o que fez a Defensoria Pública de Passos, implantando a ação.

“Já existe o projeto na Defensoria Pública de Minas de Minas Gerais e algumas comarcas já estão fazendo o projeto. A gente achou importante trazer esse projeto para Passos primeiro porque as pessoas têm essa dificuldade. É importante a gente trazer isso para efetivar esses direitos e cumprir o papel constitucional da Defensoria Pública, que é acolher essas pessoas que estão em grupos de pessoas vulneráveis”, explicou Henrique Dias Martins, que é estagiário da Defensoria Pública.

Ação do MP garante gratuidade para pessoas trans na troca de nome e gênero em Passos, MG — Foto: Reprodução/EPTV

A alteração de nome e gênero pode ser feita por quem tem mais de 18 anos e não é necessária cirurgia de redesignação sexual. A ação da Defensoria Publica dá o direito de alterar o nome, a indicação de gênero e de sobrenomes indicativos como, por exemplo, Filho, Junior e Neto.

“Qualquer pessoa trans que tenha o interesse em mudar tanto só o nome quanto só o gênero, ou os dois, acima de 18 anos, pois tem que ser maior de idade, pode nos procurar para esclarecermos”, completou Guilherme.

O advogado Cristiano de Mello Ribeiro, conseguiu fazer a alteração há cerca de quatro anos. Atualmente, ele presidente da comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da OAB de Poços de Caldas.

“Isso significa muito. Sem os documentos, sem a alteração de documento, o gênero que a gente é alto percebido, não é considerado pelo outro. É uma dificuldade da gente conviver, porque o nome é a relação que temos com as outras pessoas. Sem esse nome é difícil arrumar trabalho, frequentar escola, universidade. Então, o nome é fundamental. Com o nome a gente consegue exercer a nossa cidadania”, pontuou o presidente.

Ação do MP garante gratuidade para pessoas trans na troca de nome e gênero em Passos, MG — Foto: Reprodução/EPTV

Ativista do movimento LGBTQIAP+ e PCD, Leandrinha Du Art, se tornou referência nas pautas de sexualidade e gênero.

“Tem anos que eu tenho nadado contra a corrente tentando aprofundar os debates, tentando colocar ainda mais cartas em cima da mesa para que a gente consiga trilhar outros caminhos, pensar também de forma coletiva qual o projeto de mundo que a gente quer para corpos, para todos os corpos. Esse tem sido meu maior e único desafio da minha carreira”, falou.

As pessoas que tiver interesse em fazer a troca de nome ou gênero, basta fazer contato pelo e-mail da Defensoria Pública ou pelo telefone (35) 3526-9912. O projeto na defensoria de Passos segue até 31 de outubro. (G1)

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não
Jornal Folha Regional
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.