
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, organiza um grande ato com prefeitos mineiros em Belo Horizonte nesta sexta-feira (14), com a presença do presidente Jair Bolsonaro. A agenda vem sendo conduzida pela Associação Mineira de Municípios, presidida pelo prefeito de Coronel Fabriciano, Marcos Vinicius da Silva Bizarro (PSDB).
De acordo com ele, a ideia é reunir o maior número possível dos 853 prefeitos mineiros. “É um evento que foi pedido pela campanha do PL no dia 3 de outubro. Eles queriam uma agenda para apresentar proposta do plano de governo deles e se a gente poderia na oportunidade apresentar também uma pauta dos municípios mineiros. E aí no dia 4 nosso governador lançou apoio ao presidente e pediu que essa reunião ocorresse”, afirmou o presidente da AMM.
Ele conta também que, além de pedidos para melhorias em rodovias que cortam o estado, os prefeitos deverão apresentar um pedido de revisão de Lei Kandir referente a minério de ferro, que isentou da cobrança de ICMS a exportação de produtos primários e semielaborados com o objetivo de estimular as vendas externas. Na prática, a revisão suspenderia o benefício e aumentaria a arrecadação de estados e municípios mineradores.
Questionado se Zema pode efetivamente ajudar Bolsonaro no estado, ele disse acreditar que sim: “O governador Zema hoje goza de prestígio muito grande entre os prefeitos porque pegou estado em uma situação muito ruim, mas melhorou a arrecadação inclusive dos municípios”.