
Atualmente, o Grupo HEINEKEN já tem cerca de 400 contratos assinados com a população de Passos (MG), incluindo estabelecimentos comerciais e residenciais, com alguns deles já recebendo energia renovável. Além desses, outros contratos estão em negociação com demais interessados. O projeto prevê a possibilidade de os consumidores conseguirem economizar até 20% do valor da conta de luz mensalmente. A participação é completamente gratuita e sem a necessidade de qualquer alteração física na residência do participante.
A chamada energia verde é a energia renovável, que tem como fontes recursos que não se esgotam ou que se regeneram na natureza (água, vento, luz solar, biomassa, biogás gerado por estações de tratamento de efluentes). Focado em reduzir seus impactos ambientais em toda a sua cadeia de valor, além de oferecer energia renovável a bares, restaurantes e consumidores, o Grupo HEINEKEN também está trabalhando para atingir sua meta de ter, até 2023, todas as suas cervejarias do Brasil utilizando 100% este tipo de energia, responsável pelo funcionamento de todo o processo produtivo e de envase.
Aos passenses interessados, basta acessar a plataforma Heineken Energia Verde com CNH ou RG/CPF do titular da conta de energia e cópia ou foto da conta de energia. Enviar os dados, preencher um formulário e enviar a conta de luz para que o parceiro de energia conheça o perfil de consumo e ofereça as melhores soluções. Caso a geração seja interrompida em algum momento, o usuário pagará normalmente à distribuidora Cemig, exatamente como é sua situação atual. Não há fidelidade e, se por qualquer razão quiser cancelar, a energia continuará sendo fornecida pela distribuidora, sem cobrança de multa.
Após análise da conta de luz, o cliente receberá um retorno com propostas de desconto. As condições podem variar de acordo com a região, perfil de consumo e disponibilidade de usinas produtoras de energia renovável.
A assinatura do contrato será de forma digital e garante a vaga em uma usina já pronta que irá gerar a energia. O cliente não precisa se preocupar com instalação ou qualquer alteração na estrutura de sua casa, pois a energia será gerada em fazendas solares, construídas e operadas por parceiros do Grupo HEINEKEN. É possível acompanhar os gastos pela conta de luz, que continuará chegando normalmente no endereço cadastrado, ou via boleto do gerador.
Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a composição das contas de energia tradicionais são: contribuição de iluminação pública (CIP), taxa de disponibilidade (remunera basicamente a infraestrutura), e consumo de energia (que é de fato o que é consumido pelos moradores de uma casa, por exemplo).
O usuário participante do projeto receberá dois boletos: o primeiro da concessionária/distribuidora, contendo CIP, taxa de disponibilidade e o consumo reduzido — que pagará normalmente e já com o desconto previsto. E um segundo boleto do gerador com a energia mais barata, demonstrando quanto economizou.
Por: Luciene Garcia.