Jornal Folha Regional

Região tem 10 municípios habilitados no ICMS Turismo

Compartilhe:

Dez cidades da região estão habilitadas para receber o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) Turismo em 2023. No resultado provisório do benefício, divulgado pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), Alpinópolis, Capitólio, São João Batista do Glória e Pimenta conquistaram nota máxima (dez pontos) no índice definitivo de participação. Cássia, Monte Santo de Minas, Nova Resende, Piumhi, Pratápolis e São José da Barra obtiveram 9,25.

Os municípios estão classificados em três circuitos, sendo sete no Nascentes das Gerais e Canastra, dois no Montanhas Cafeeiras de Minas e um no Grutas e Mar de Minas.

O resultado provisório do ICMS Turismo possibilita que os municípios que não foram classificados possam entrar com recurso para tentar a habilitação. Na região, segundo o gestor do Nascente das Gerais, Kleyber Silveira, há outras cidades que fazem parte do circuito e que devem recorrer.

A nossa reação ao ver três municípios com nota máxima é de muito orgulho. Quando se consegue nota 10, significa que o município cumpriu todos os requisitos relativos ao turismo municipal e estadual e, também, recebe ICMS Cultural e do Meio Ambiente. De 0 a 8,5 é documento relativo ao turismo. Quem já é habilitado no ICMS Cultural, ganha mais 0,75 e, mais 0,75, para quem também é habilitado no ICMS do Meio Ambiente. Desta forma, a nota máxima significa o cumprimento de todas as exigências nestas três áreas. E, por isso, quem recebeu 9,25, é porque cumpriu todos os requisitos de turismo e recebe ou imposto do cultural ou do meio ambiente”, afirma.

Em relação ao valor das parcelas, Silveira aponta que ainda não é possível calcular o valor devido ao prazo de recurso, onde novos outros municípios podem ser habilitados. Segundo ele, o cálculo do pagamento também leva em conta a população e outros índices de cada local.

“A importância do ICMS Turismo para o nosso circuito é de que, quando o município habilita e atinge o recurso, consegue provar, tanto para o poder público quanto para o privado e a sociedade, que ele está cumprindo seus deveres e possui todas as legislações relativas ao turismo local. E com isso, nós ficamos despreocupados e sabemos que determinada cidade possui um plano, conselho e recursos para o turismo. Minhas expectativas para o turismo em 2023 são as melhores possíveis. O circuito oferece cursos de captação relativo ao ICMS Turismo e muitos municípios fizeram seus deveres de casa neste ano e vão tentar se habilitar agora no próximo ano”, disse.

Via: Clic Folha.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não
Jornal Folha Regional
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.