Jornal Folha Regional

Polícia Civil faz reunião sobre combate à aporofobia em Passos

Compartilhe:

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) realizou, nessa quarta-feira, 4, em Passos, uma reunião multidisciplinar com representantes da Polícia Militar e da prefeitura, buscando estabelecer projetos conjuntos para o combate à aporofobia, aversão aos pobres, e, ao mesmo tempo, enfrentar o tráfico de drogas. O encontro foi motivado por demanda de moradores após relatos de aumento da população de rua no bairro Belo Horizonte.

De acordo com o delegado regional em Passos, Marcos Pimenta, essa situação gerou denúncias distintas, como de tráfico de drogas, problemas patrimoniais, acúmulo de lixo nas ruas e sensação de medo. Para o delegado, a questão pode ser melhor atendida se integrada com outros responsáveis locais pelas áreas de segurança, saúde, assistência social, iluminação, etc. “A polícia é só um tijolo de uma casa. Se a casa for mal construída o tijolo não irá sustentá-la”, afirma o delegado.

Na reunião, presidida por Pimenta, foram discutidas e aprovadas propostas com foco no acolhimento e orientação de pessoas em situação de rua, estabelecimento de medidas urbanísticas, respeito à propriedade privada e à função social do imóvel, bem como combater o comércio ilícito de entorpecentes. Internação voluntária de dependentes químicos, melhoria na iluminação e limpeza públicas, investigações contra o tráfico de drogas e rede de vizinhos foram algumas das ações aprovadas.

Segundo informações da Polícia Civil, com o objetivo de promover o empoderamento da pessoa em situação de rua, foi destacada a possibilidade de inserção de eventuais interessados em cursos de alfabetização e ou profissionalizantes.

REDE

Foram enviados ofícios ao Ministério Público, ao Poder Judiciário, à Defensoria Pública e à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para convidá-los a participar dos debates acerca do cenário social identificado. “Demais atores que não participaram da reunião e queiram somar esforços serão sempre bem-vindos na empreitada”, disse o delegado regional.

Além de Marcos Pimenta, pela PCMG participaram da reunião os delegados Ismael Jeronimo Soares, Felipe Capute e Matheus Ponsancini, o inspetor regional Gustavo Vilela e o subinspetor Lucas Barros. Também participaram o tenente da Polícia Militar João Pires, a secretária Municipal de Desenvolvimento Social Trabalho e Renda, Carla Alessandra Santos Pimentel, e o representante do Centro POP da Prefeitura de Passos, Carlos Henrique Lau.

APOROFOBIA

A aporofobia é um termo criado pela filósofa espanhola Adela Cortina Orts, durante os anos 90, que significa medo ou rejeição aos pobres. A palavra passou a ser difundida recentemente no Brasil com uma campanha do padre Júlio Lancellotti, da Pastoral do Povo da Rua, de São Paulo, contra as cidades que a praticam. (Clic Folha)

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não
Jornal Folha Regional
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.