O prefeito de Capitólio (MG), Cristiano da Silva, divulgou um vídeo em suas redes sociais referente à situação de alagamento no município desde o dia nove de janeiro. Segundo Cristiano, ainda no início dos transtornos, a Procuradoria Municipal buscou contato junto a Furnas para realizar tratativas a respeito da situação que se agravaria no decorrer dos dias.
Na última quinta-feira (12), o prefeito, a vice e coordenadora da Defesa Civil, Angela Leite, o Vereador Claudio Ramos e o vice governador Mateus Simões para informar o estado sobre a situação vivida por capitólio e buscar auxílio na resolução da questão, o qual tomou as providências cabíveis acionando o Ministério público Estadual Ambiental para intervir na questão.
A equipe recebeu a visita dos diretores de Furnas, Arteiro e Ana Cláudia Gesteiro e vários profissionais técnicos da Empresa que empenharam esforços para auxiliar na situação de emergência vivida, junto a isso foram definidos alguns pontos para que município e furnas caminhem de mãos dadas nesse momento, independente de definição judicial ou não.
– Furnas irá auxiliar o município na melhoria da estrada do dique, com a colocação de mais de 200 toneladas de brita, visando garantir o acesso à cidade.
– Furnas está fazendo o levantamento imediato do maquinário necessário para iniciar o desassoreamento do rio piumhi.
– Furnas realizou junto ao município a visita técnica a área que será realizada a limpeza do canal.
– Furnas está providenciando a contratação de uma ambulância para estar disponível ao município para auxiliar área da saúde.
– Furnas está providenciando a compra de vacinas e rações para os animais que foram atingidos pelo alagamento.
– Furnas irá realizar o levantamento da recuperação das bombas da elevatória da ETE.
– o município de Capitólio irá oficiar Furnas pedindo que nos apoie com os custos adicionais dos maquinários necessários para as atividades de recuperação de infra estrutura de acesso a cidade.
‘’Recebemos também a visita dos membros técnicos do NUCRIM que realizaram estudos no canal do Rio Piumhi também para auxiliar na atual situação vivenciada pela cidade. Colhemos bons frutos das reuniões hoje, e realizaremos nos próximos dias as ações e obras emergenciais necessárias para mitigar os problemas’’, disse o prefeito.