Jornal Folha Regional

IBGE realiza ‘pente fino’ no Censo em Passos e São Sebastião do Paraíso

Compartilhe:

A agência do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em Passos está fazendo uma operação ‘pente fino’ no Censo em Passos e Paraíso. Segundo o órgão, o objetivo e verificar possíveis moradores que ainda não responderam o questionário da pesquisa.

De acordo com o técnico de Informações Geográfica e Estatística, Sérgio de Oliveira Sofiati, os agentes do IBGE já finalizaram, há algum tempo, o percurso dos setores urbanos e rurais dos municípios. No entanto, com o compromisso de entregar os dados para a sociedade com a melhor qualidade possível, no momento acontece a fase de varredura.

“Essa fase consiste em revisitar parte dos domicílios ocupados e a totalidade dos outros registrados como vagos e ocasionais, perquirir a existência ou não de moradores. Se houver, far-se-á o recenseamento. Não obstante, havermos finalizado o percurso, é possível que algum habitante, por ventura, não tenha sido contabilizado”, disse Sérgio.

Segundo o técnico, nesta fase de pente fino, última da operação, o objetivo principal é procurar a população ainda omitida nos dados, que não mede esforços para encontrar moradores que, em um primeiro momento, estavam ausentes ou recusaram a responder ao censo. Dessa forma, segundo ele, para que a operação seja bem-sucedida, é imprescindível a colaboração de cada habitante.

“Os agentes do IBGE poderão retornar aos domicílios dos passenses para mera confirmação do cadastro dos moradores ou para a contagem dos residentes, conforme o caso. Sendo assim, pedimos a todos a valiosa colaboração: atendam bem o recenseador e colaborem com o Censo 2022, porque as respostas são atos de cidadania”, alertou.

De acordo com o IBGE, os entrevistadores estão trajados com colete azul, crachá e realizarão o questionário assinalando as respostas em um celular ou tablet com case azul. Pode-se ainda conferir a matrícula do censitário pelo próprio crachá, que contém um QR Code, ou pelo telefone (35) 99268-0270.

Segundo Sérgio, o IBGE entende que os resultados do censo geram impactos nos municípios por uma década e, justamente por isso, está bastante focado em finalizar a contagem com a máxima qualidade possível.

“Entendemos que Passos precisa de uma base de dados atualizada para as suas políticas públicas e merece que os colaboradores do órgãos se esforcem em sua missão institucional de retratar o Brasil. Destarte, quando estivermos com o resultado definitivo em mãos, teremos plena certeza da qualidade e da confiabilidade dos dados”, frisou o técnico.

Conforme informações do IBGE, os demais municípios que compõem a agência regional em Passos já tiveram todos os dados coletados. Porém, ainda estão sendo revisados. São eles: Alpinópolis, Bom Jesus da Penha, Capitólio, Capetinga, Cássia, Claraval, Delfinópolis, Fortaleza de Minas, Ibiraci, Itaú de Minas, Pratápolis, São João Batista do Glória, São José da Barra e São Tomás de Aquino.

Um comunicado emitido pela ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, na última segunda-feira, 6, reforçou o trabalho do IBGE e pediu aos brasileiros que ainda não responderam ao censo o façam até fevereiro. “O IBGE é um patrimônio do Brasil. É o trabalho sério dos seus pesquisadores que nos permite conhecer o Brasil, que nos mostra quem somos, quantos somos, como vivemos. O Censo, por exemplo, funciona como uma fotografia do Brasil”, afirmou Tebet.

Lançado em 1º de agosto, o prazo final para conclusão da coleta de dados era no início de novembro, porém foi prorrogado em razão de fatores como recusa da população, falta de recenseadores e moradores ainda não localizados. A princípio, os números finais e oficiais serão divulgados pelo órgão em abril deste ano.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não
Jornal Folha Regional
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.