Na manhã do último sábado (11), ocorreu a audiência pública para discutir a modelagem do edital de licitação dos serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto em Alpinópolis (MG).
Com a participação de vários vereadores, da população e de representantes do governo, foram debatidos assuntos sobre valor tarifário, tarifa social, questões ambientais, qualidade do serviço e capacidade técnica.
Por duas horas, a população pode expor suas opiniões, esclarecer dúvidas, tecer críticas, levantar sugestões para enriquecer ainda mais o trabalho feito até aqui.
Segundo o prefeito de Alpinópolis (MG), ele fez ‘’uma convocação pública para que situação e oposição caminhem juntas na resolução dessa questão, colocando em evidência os interesses dos alpinopolenses’’.
Rafael afirmou que sai ‘’com a sensação de dever cumprido e de que não sobra os joelhos para a COPASA. A licitação está programada para acontecer até julho deste ano.
Acredito que fazer uma licitação para repassar o serviço a uma terceirizada é o mesmo que “trocar 6 por meia dúzia”. A municipalidade tem condições de instituir uma autarquia e, assim, oferecer serviços mais baratos a população, sem a necessidade de uma terceirizada que, certamente irá cobrar valores bem mais elevados que se fosse uma autarquia.