Jornal Folha Regional

Grupo HEINEKEN amplia compromissos socioambientais com Passos e planeja início das obras da nova cervejaria neste mês

Compartilhe:

Iniciativas estão em linha com o objetivo da empresa de construir sua cervejaria mais
sustentável no Brasil. Novos projetos contemplam programas de reflorestamento e de gestão hídrica

Prestes a dar início às obras da sua nova cervejaria em Passos, no estado de Minas Gerais, o Grupo Heineken anuncia novas ações que complementam os compromissos já assumidos anteriormente em prol do meio ambiente e da comunidade local. Entre as iniciativas, está uma parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica para desenvolvimento de um programa permanente de recuperação e conservação florestal de áreas com função hídrica – preferencialmente em parques e reservas da região – por meio do fomento de viveiros para produção de mudas nativas. O trabalho também será fortalecido com o
incentivo de iniciativas e organizações locais.

A cervejaria também passará a fazer parte do Programa Produtor de Águas da Agência Nacional de Águas (ANA), apoiando o Projeto Bocaina de Pagamento por Serviços Ambientais, que visa apoiar propriedades rurais localizadas na bacia que abastece a população da cidade. Serão três frentes de atuação: conservação e recuperação da cobertura vegetal natural; conservação do solo e da água; e saneamento ambiental rural. Além da melhoria na qualidade e quantidade da água, a iniciativa gera renda para os pequenos agricultores mediante o Pagamento por Serviços Ambientais.

Todas as ações socioambientais foram sugeridas de forma voluntária pela cervejaria e estão previstas em acordo firmado nesta manhã, em Belo Horizonte (MG), no qual o Grupo Heineken, o Ministério Público de Minas Gerais e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD) se comprometem com a proteção do ecossistema local.

“Esse é mais um passo em direção à construção dessa que será a nossa cervejaria mais
sustentável no Brasil até aqui. Os compromissos assumidos estão alinhados entre as partes envolvidas com o objetivo único de proteger o meio ambiente e desenvolver a região. Entendemos que quaisquer discussões em torno das políticas e práticas de preservação ambiental são extremamente importantes para garantir os avanços urgentes dessa agenda. Queremos fazer parte da solução, trabalhando em conjunto com especialistas, órgãos reguladores e com toda a sociedade”, reforça Mauro Homem, vice-presidente de Sustentabilidade e Assuntos Corporativas da cervejaria.

Com previsão de inauguração em 2025, a cervejaria do Grupo Heineken em Passos empregará 350 pessoas, além de gerar aproximadamente 11 mil empregos indiretos, e produzirá as marcas puro malte como Heineken e Amstel. O terreno foi escolhido a partir de critérios fundamentais, como disponibilidade hídrica, desenvolvimento socioeconômico local – respeitando o patrimônio histórico e cultural local e priorizando o distanciamento de unidades de conservação ambiental -, além de facilidade logística.

Outros projetos socioambientais foram anunciados em 2022

O projeto da primeira cervejaria do Grupo Heineken em território mineiro já contemplava processos e equipamentos ainda mais modernos e eficientes, 100% de abastecimento por fontes de energia renovável – contribuindo para a meta de neutralidade de carbono do Grupo – e a construção de um sistema de abastecimento hídrico que permitirá a ampliação da infraestrutura de disponibilidade e captação de água existente na cidade, deixando um legado para a comunidade local.

A cidade de Passos também já está dentro do programa de geração distribuída de energia verde da marca Heineken®, que permite que todos os moradores do município tenham acesso à energia renovável por meio de usinas sustentáveis como fazendas solares a partir de um cadastro simples e de forma 100% digital na plataforma da marca, sem necessidade de instalação em casa. O projeto contribui para a redução do impacto de cada residência ao meio ambiente e ainda oferece desconto na conta de luz. O mesmo vale para os bares e restaurantes locais, que podem receber até 15% de redução na conta mensal.

A cervejaria se comprometeu, ainda, a apoiar cooperativas de catadores da cidade e iniciativas locais de logística reversa de vidro, fomentando a cadeia da reciclagem. E, por meio do Instituto HEINEKEN, a empresa impactará positivamente mais de 80 jovens em situação de vulnerabilidade para promover uma relação mais equilibrada com a bebida alcoólica.

Compartilhe:

4 respostas para “Grupo HEINEKEN amplia compromissos socioambientais com Passos e planeja início das obras da nova cervejaria neste mês”

  1. Parabéns!
    Somente com empresas comprometidas assim, será possível o tão desejado “ desenvolvimento sustentável “
    Sucesso!

  2. Notável o projeto da construção da Heineken em Passos. Mostra claramente, sua preocupação não só com o meio ambiente, + um todo, visando o bem estar da Comunidade, assegurando uma qualidade de vida a todo o seu povo. Parabéns Heineken, põem pra gelar, que estou esperando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não
Jornal Folha Regional
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.