
Após a confirmação da primeira morte por febre amarela, em Monte Santo de Minas (MG), a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) elaborou um plano de ações para a cidade. O óbito pela doença foi divulgado nesta terça-feira (14).
Em nota, a Superintendência Regional de Saúde de Passos, informou que foi notificada na última sexta-feira (10), pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), de que exames confirmaram um caso humano para a febre amarela.
As equipes de saúde não conseguiram identificar como estava o esquema vacinal do homem, de 41 anos, que morreu pela doença. O que se sabe é que antes de ter os sintomas da doença, ele teria se passado pelo estado de São Paulo.
A EPTV, afiliada Rede Globo, conversou com Eliane Oliveira, chefe de vigilância em Saúde em Monte Santo de Minas. Ela informou que seis vacinadoras da SES-MG estarão na cidade nesta quinta-feira (16).
Junto com a Saúde municipal, a equipe deve fazer um alinhamento para começar uma intensificação de imunizações contra a febre amarela, principalmente na zona rural. A previsão é que a vacinação em Monte Santo de Minas comece ainda no fim desta semana ou no começo da próxima.
Ações da SES-MG
A Secretaria de Estado de Saúde elaborou um plano de ações para que Monte Santo de Minas enfrente o momento de alerta contra a febre amarela.
- Emissão de nota técnica com alerta da morte;
- Orientação aos profissionais da saúde da cidade e da região;
- Investigação epidemiológica para descobrir local da infecção;
- Reunião para alinhar ações com o município e unidades regionais de saúde de Passos e Alfenas;
- Intensificação das ações de imunização para aumento da cobertura vacinal contra a febre amarela.