
O Centro de Atendimento ao Turista (CAT) de São João Batista do Glória estima cerca de 2.000 visitantes no município neste feriado de Páscoa. A Diretora de Turismo, Esportes e Lazer, Mônica Ferreira de Araújo, disse que, segundo algumas pousadas, a data é um feriado bem procurado durante o ano, e que já há reservas desde o ano passado. O município já têm recebido turistas desde a segunda-feira (3).
A procura pelo lugar é devido o município ser um dos portais de entrada do parque nacional da Serra da Canastra e São João Batista do Glória ser conhecido como “a cidade das cachoeiras”. De acordo com a secretária, os atrativos mais procurados estão relacionados à natureza: cachoeiras, cânions, lagos, serra, entre outros.
O evento da paixão de Cristo, que será realizado às 20h, na próxima sexta-feira (6), na praça Belo Horizonte, também é bem conhecido na região.
‘’Somos bem procurados em razão dos restaurantes, lanchonetes, trailers localizados próximos ou entorno das duas praças principais, Praça da Matriz e Praça do Cruzeiro, além dos restaurantes em áreas rurais com a culinária regional’’, informou Mônica.
De acordo com o Segundo Tenente da PMMG, responsável pela Rede Integrada de Proteção ao Turismo do Glória, Gustavo José da Costa Mattos, o CAT de São João Batista do Glória possui uma parceria com a Polícia Militar de Minas Gerais através da ação ‘Rede Integrada de Proteção ao Turista’. As redes da PMMG são meios em que a comunidade se integra de forma ativa, junto às organizações públicas, privadas e entidades não governamentais na busca pelo bem comum.
“O destino turístico que desejar implantar uma Rede Integrada de Proteção ao Turismo deve ter pessoas ou organizações que tenham como objetivo desenvolver ações conjuntas em torno de três pilares: segurança, turismo e cultura”, informou o Tenente.

O CAT é uma excelente oportunidade de aproximação do Turismo pela proximidade com as instituições de ensino. Na última quarta-feira (6), a turma do 8° ano da Escola Estadual José Severiano Filho, junto com a professora de Artes, Flora Kuri Milito, visitaram o CAT. Foi apresentado o espaço e falado do seu objetivo, além de informar sobre patrimônio na explicação sobre os atrativos turísticos culturais e naturais do município e região.
Conforme Mônica, o CAT é o local central da hospitalidade de um destino turístico. Localizado na entrada principal da cidade é onde há o acolhimento dos visitantes que chegam ao município e precisam se sentir seguros com informações assertivas. O principal objetivo é obter informações, mas muitos param para uso de banheiro, beber água, recarregar bateria de celular, motorhomes, entre outras necessidades.






