
Foto: Santuário Santa Rita – Cássia/MG – imagem registrada no momento em que os primeiros devotos chegaram.
Neste domingo (21), às 18h, um grupo de 400 devotos de Santa Rita de Cássia saíram da igreja Nossa Senhora da Penha em Passos (MG) e percorreram 42 km até o Santuário de Santa Rita de Cássia, em comemoração ao aniversário da padroeira da cidade.
Os peregrinos contaram com o suporte de três ônibus e a Prefeitura de Passos ofereceu ambulância e água aos fiéis. O padre Sandro Henrique, da Igreja Matriz Bom Jesus dos Passos, ajudou na organização dessa viagem e participa desde 2019 dessa peregrinação. Ele foi pároco em Cássia de agosto de 2005 a setembro de 2016, familiarizado com o local.
O grupo utilizou a saída do Pau D’Alho, depois pegau a linha do Bananal até Itaú de Minas, que fica no meio do caminho. Numa propriedade rural no município de Passos, distante cerca de 15 quilômetros da cidade, eles dispuseram de banheiros e uma mesa farta oferecida para repor as energias. Lá eles rezaram na Capelinha de São João. Depois prosseguiram por estrada de terra até Itaú de Minas, onde, de madrugada, um grupo de voluntários ofereceu frutas, café, leite, pães, bolos e sucos. Cada peregrino se incumbiu de levar seus pertences e algum alimento complementar. O percurso por vias na zona rural só terminou a cerca de 7 quilômetros antes da chegada em Cássia.
A romaria começou há 14 anos com duas passenses que são amigas. Aos poucos, o pequeno grupo ganhou força e hoje conta com mais de 400 adoradores de Santa Rita de Cássia. Os peregrinos não tem custos, mas, quem quisesse colaborar com o ônibus a ajuda foi bem vinda, o restante foi doado para o santuário. O preço da passagem era R$ 35 e o ônibus regressou logo após a missa.
Os primeiros devotos chegaram no Santuário de Santa Rita, às 3h15 da manhã, teve peregrinos que chegaram 4h, outros às 5h e alguns às 6h, os quais participaram da primeira missa do dia, a qual foi dedicada aos devotos.


















Foi uma experiencia incrivel de fè e resistenvia ,dai de Curitiba e foi gratificante e muita emoção uma superação emocionante estava tão avivada na fè que faria o retorno a pè
Obrigado aos colaboradores . E Gloria a Deus e Gratidão a Santa Rita de Cassia..
Qual seria a rota? Tem algum mapa disponível, ou um site para maiores informações? Grata.