Jornal Folha Regional

São José da Barra registra recorde de turistas no ‘Vale dos Tucanos’

Compartilhe:

O ‘Vale dos Tucanos’, localizado próximo da Usina Hidrelétrica de Furnas, em São José da Barra, atraiu cerca de 16 mil turistas no mês de abril, recorde de visitações desde o final de 2022, quando a prefeitura passou a registrar diariamente o número de pessoas que vão ao ponto turístico do lago de Furnas.

Segundo a Prefeitura de São José da Barra, o local já foi visitado por 52.701 turistas, média diária de 192 pessoas. O recorde mensal foi registrado em abril, com 16.098 visitantes. Já o menor fluxo de pessoas no vale foi registrado em dezembro do ano passado (por conta das chuvas intensas), quando 6.282 pessoas visitaram o local. No mês de maio a prefeitura verificou 6.308 turistas. Já nos demais meses da pesquisa, a partir de setembro de 2022, o número de visitantes superou em 7 mil.

De acordo com a assessora administrativa da prefeitura, Lyvem Kelly de Avelar Lara, o ‘Vale dos Tucanos’ atrai a atenção dos turistas por ser um local acessível, distante apenas em 10 quilômetros do centro da Barra. Segundo ela, o visitante chega no vale pela lancha ou barco, através do Lago de Furnas, com duração aproximada de pouco mais de 10 minutos.

Segundo a assessora, o ‘Vale dos Tucanos’ funciona de segunda a sexta, entre 9h e 16h; aos sábados, domingo e feriado até as 18h. O local disponibiliza fiscais náuticos que cumprem atribuições de conferência, recebimento do termo de aceite, anuência exigidas pelo município e verificação do uso de capacetes e coletes salva vidas na embarcação durante o trajeto. Além disso, dois guias foram capacitados pela Delegacia da Marinha do Brasil (DelFurnas) instalada no município, com o objetivo de oferecer mais segurança aos turistas.

Conforme informações da assessora, o local possui dois bares flutuantes que comercializam bebidas e alimentos, administrados por empreendedores locais, que oferecem espaço para banho, descanso, conforto e comodidade.

Segundo Lyvem, a intenção do prefeito Paulo Sérgio é remover ou contem alguns blocos e flexibilizar o uso dos capacetes durante a visitação, para que os turistas possam contemplar ainda mais o espaço.

Além do ‘Vale dos Tucanos’, a região ainda deve oferecer ao turista, o complexo turístico ‘Praia Ponta da Serra’, próximo do local denominado de Figueira, que está em fase final das obras.

A pista de ciclismo XCO Furnas EcoBike é um espaço público entre a Barra e Furnas, oferecendo ao visitante uma atividade radical, que varia entre circuitos de seis a 20 km. O terreno da XCO é acidentado e os trechos possuem topografia com muitos aclives e declives.

O voo de asa delta também é uma experiência única. No roteiro de viagem o turista pode admirar as montanhas da Serra da Canastra e as águas da represa de Furnas.

Mar de Minas

Conforme informações da assessora administrativa, o turismo na região intensificou desde 2017, porém, o vale ficou mais conhecido em meados de 2018, após viralizar nas mídias sociais. “O local é desses lugares que nos remetem a histórias fantásticas. Cercado por grandes paredões rochosos, a pequena faixa de água da represa de Furnas ou ‘Mar de Minas’ é o caminho para o lindo visual do vale. Até o breve trecho é permeado de cenários magníficos. O lugar é relaxante e encantador, digno de muitos minutos de contemplação em meio à natureza”, enfatizou Lyvem.

Conforme ainda Lyvem, o Mirante da Hidrelétrica de Furnas, localizada entre o município de São João Batista do Glória, é outro local de visitação. A represa artificial, construída no curso do rio Grande, atrai todos os anos milhares de turistas em busca dos lindos cenários entre cachoeiras e cânions. O acesso à área externa da usina é gratuito e aberto ao público.

Segundo ela, o local possui dois mirantes, um de cada lado da hidrelétrica. Para passar de um ao outro, o trajeto de carro é sobre a barragem, o que permite visualizar de perto parte do maquinário. “É um passeio especialmente interessante para os amantes de engenharia e de grandes construções. Do mirante, também é possível observar um lindo entardecer”, frisou.

Via: Clic Folha

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não
Jornal Folha Regional
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.