
Um macaco-prego em situação de maus-tratos foi resgatado pela Polícia Civil em São Sebastião do Paraíso (MG) na tarde da última quarta-feira (21). Segundo a polícia, o responsável deve responder por crime de maus-tratos.
O animal foi resgatado em um restaurante que exibe animais para atração do público no Bairro Jardim Planalto. Ele estava trancado em uma gaiola, exposto ao clima e em condições inadequadas à saúde.
Conforme o delegado Rafael Gomes, o estabelecimento é temático e realiza festas eventualmente no local. Por conta disso, o macaco-prego também ficava exposto ao barulho excessivo.
O delegado informou que o local foi averiguado. Havia outros animais no estabelecimento como aves, coelhos e equinos, mas apenas o macaco-prego estava nessas condições.
A Polícia Civil informou que a perícia criminal e médico veterinário constataram que, além da situação de maus-tratos, o macaco apresentava quadro elevado de estresse.
Ainda conforme a polícia, o responsável pelos animais é dono do restaurante. Ele foi conduzido à delegacia, assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e deve responder por crime de maus-tratos.
A ação contou com apoio do Corpo de Bombeiros e de Clínica Veterinária parceira da polícia.
O animal foi entregue aos cuidados de uma médica veterinária, especialista em animais silvestres, que dará a destinação adequada do macaco-prego. Ele será encaminhado ao IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).
