Jornal Folha Regional

Projeto de lei prevê ‘botão de pânico’ nas escolas de Cássia

Compartilhe:
Projeto de lei prevê ‘botão de pânico’ nas escolas de Cássia – Foto: divulgação

O projeto de lei sobre o dispositivo de segurança, conhecido como “botão do pânico”, deu entrada na última terça-feira (27), na Câmara Municipal de Cássia (MG). O projeto é de autoria do vereador Luis Adriano de Souza (Priminho) e idealizado pelo professor e jornalista Sullivan Domiciano, a título de colaboração. Segundo a Câmara, a matéria segue para pareceres das comissões, antes da votação em plenário.

Para Sullivan, o dispositivo de segurança passaria a ser autorizado e disponibilizado aos diretores das escolas municipais do município, com o objetivo de instituir medida de segurança preventiva nas escolas, conferindo ainda proteção aos professores, alunos, pais e funcionários.

“A violência é um problema social que está presente em toda a sociedade, sendo assim, é preciso criar mecanismos para coibi-la, já que os índices de violência nas escolas do nosso estado e de todo o Brasil têm crescido, além de criar políticas para evitá-las. É necessário apresentar ferramentas para combatê-la”, enfatizou.

“Deste modo, com a implementação desta medida, o fornecimento do botão do pânico aos diretores, a violência contra a comunidade escolar será reduzida, efetivando à segurança pública. Pela importância do tema em exposição, o projeto merece da atenção”, disse Sullivan.

De acordo com o projeto o “botão do pânico” só deve ser usado pelo diretor escolar, quando constatado “perigo iminente”, violência e/ou desastres nas escolas.

Conforme ainda o projeto, ao ser acionado o botão do dispositivo dispara um alarme para o Centro de Operações da Defesa Civil do município, que aciona imediatamente a Polícia Militar, que desloca uma viatura para atender a ocorrência em caráter de urgência e emergência.

Segundo o vereador Priminho, o projeto sendo aprovado, o Poder Executivo deve regulamentar a nova lei no prazo de 60 dias contados da publicação. Segundo ele, o projeto é importante para a proteção de todos. “É um dispositivo eficiente e que deixa os pais e a comunidade escolar mais tranquilos”, afirmou. (Clic Folha)

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não
Jornal Folha Regional
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.