
Cerca de 100 projetos de estímulo, qualificação e valorização da cultura e do turismo devem ser realizados até o fim do próximo ano em Minas, o que deve gerar 100 mil empregos no período, com investimento de aproximadamente R$ 1 bilhão. Os recursos, originários de várias fontes, incluem uma parceria de R$ 10 milhões com o Sebrae Minas. O anúncio foi feito pelo Executivo mineiro em uma solenidade na sede do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), na Praça da Liberdade, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, na manhã deste sábado (15).
De acordo com a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), os projetos, integrantes dos programas chamados de Minas Criativa e Mais Turistas, pretendem reforçar o setor a partir de ações focadas em sustentabilidade, descentralização do fomento cultural, formação, capacitação, proteção dos povos originários, economia criativa, entre outros. Algumas das iniciativas deverão qualificar os trabalhadores do turismo e promover a divulgação de bens mineiros, como os parques estaduais e o Queijo Artesanal.
“Lançamos hoje dois projetos, que vai atender toda a cadeia da cultura em Minas Gerais, e mais turistas, objetivando mais voos, mais conectividade, marketing e promoção, infraestrutura de estradas, para atrair com mais qualidade os turistas para Minas Gerais”, afirmou o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira.
Conforme o Estado, só neste ano R$ 800 milhões devem ser aplicados, do total de cerca de R$ 1 bilhão até dezembro de 2024. Além de recursos diretos, o montante é composto pela execução das leis Paulo Gustavo, Aldir Blanc, do Fundo Estadual de Cultura, do ICMS Turístico e do Patrimônio, de captação via leis de incentivo, além de parcerias, como a do Sebrae (veja mais abaixo).
Parceria com o Sebrae
Com expectativa de alcançar 300 cidades e até 1 milhão de atendimentos, a parceria entre o Estado e o Sebrae vai focar na qualificação de pequenos negócios, com seminários, palestras e consultorias. Ainda segundo o governo, a ação também vai organizar e delimitar rotas que tenham como base a cozinha mineira, o turismo de natureza e o turismo cultural e da fé.
“O Sebrae participa na capacitação dos 853 municípios, onde pode atuar na economia criativa, gastronomia, artesanato. Essa parceria tem o objetivo de atrair mais turistas para Minas”, declarou o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.
Dia de Minas
O lançamento dos programas abriu as comemorações do dia de Minas Gerais, celebrado neste domingo (16). A data remonta à chegada do bandeirante coronel Salvador Fernandes Furtado de Mendonça, em 1696, à área chamada Ribeirão do Carmo – conhecida desde 1745 como Mariana, na região Central do Estado, a 100 quilômetros de Belo Horizonte.
Salvador Fernandes foi para a localidade após a descoberta de ouro por bandeiras paulitas, o que resultou na consolidação de Mariana como a primeira vila, cidade e capital de Minas. O município recebeu esse nome em homenagem a D. Maria Ana de Áustria, esposa do rei D. João V.
O Dia de Minas foi instituído em 1979 pela lei nº 561. Devido à importância da data, em todo 16 de julho, um decreto transfere simbolicamente a capital de Minas para Mariana. A data também serve para relembrar a importância e a trajetória de três séculos do Estado e de seu povo.